Estudante de Minas Gerais entra para o Guinness Book por memorizar mais de 10 mil dígitos do número de Euler.

O estudante de eletrotécnica Maike Anthony dos Santos Silva, de 17 anos, entrou para o Guinness Book após quebrar o recorde mundial de memorização de casas decimais do número de Euler. O adolescente falou 10.122 números em 2 horas e 20 minutos, e o reconhecimento foi no último dia 18.

Maike estuda no campus Nova Gameleira do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), mas o feito foi na unidade Nova Suíça, no dia 6 de fevereiro, quando ele estava acompanhado pelos professores Marcela Ferreira, Dênis Vargas e Maurício Couto, dos departamentos de Matemática e de Educação Física e Desporto.

O novo recordista estava vendado para evitar qualquer tipo de “cola”, e a dinâmica foi filmada.

O que é número de Euler?

 

Maike explicou que o número de Euler é semelhante ao pi (π), com infinitas casas decimais e valor aproximado de 2,7182. O número é uma constante matemática que é a base dos logaritmos naturais e tem diversas aplicações em áreas como economiafísicaengenhariabiologia astronomia.

O rapaz prodígio contou que fez a memorização expandindo mais números com menos imagens. O treinamento começou em 27 de fevereiro de 2021, por iniciativa dele, como um desafio pessoal.

“Eu memorizei 1.008 dígitos em cada dia, por 9 dias. Depois, no décimo dia, eu memorizei 1.050 dígitos”.

 

Maike falou que o recorde anterior foi de 4,5 mil casas decimais. Ainda segundo ele, para decorar 14 dígitos, utilizou 723 imagens, como a do Batman e de um tigre, por exemplo.

Pela conquista, o vencedor, que mora em Betim, na Região Metropolitana, não ganhou prêmio em dinheiro. Ele receberá um certificado do Guinness Book, mas ainda não sabe quando chegará.

Para ver a publicação completa da conquista de Maike Anthony, basta acessar o site do Guinness Book.

Nome do novo recordista no site do Guinness Book — Foto: Guinness Book/Reprodução

Paixão pela matemática

 

Em 2021, Maike ganhou a medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) e, por gostar muito de matemática, quer fazer o curso em alguma universidade norte-americana.

G1 MG