Azul lidera ranking da Trip Advisor de melhores companhias aéreas

741
É a 1ª brasileira a conquistar colocação
Ranking é feito com opinião de usuários

A companhia aérea Azul foi votada como melhor companhia aérea do mundo em 2020 por usuários da Trip Advisor. Esta é a 1ª vez que uma companhia aérea brasileira lidera o ranking global do prêmio Tripadvisor Traveller’s Choice.

Criada em 2002, a premiação é feita com base nas avaliações reais de milhares de clientes ao longo do ano de 2019. A Azul, que já figurava entre os top 10 nos últimos 3 anos do prêmio, conquistou agora o feito inédito e colocou a aviação nacional no topo do ranking mundial.

Em 2019, a empresa havia ficado em 7º lugar do ranking das melhores companhias do mundo, atrás de Singapore Airlines, Qatar Airways, EVA Air, Emirates, Japan Airlines (JAL) e Southwest Airlines.

A 1ª colocada no ano passado, Singapore Airlines, ficou em 2º lugar em 2020. A Qatar Airways, que estava em 2º, caiu para 9º lugar.

Eis o ranking das premiadas com o Tripadvisor Traveller’s Choice em 2019 e 2020:

2019 2020
Singapore Airlines Azul
Qatar Airways Singapore Airlines
EVA Air Korean Air
Emirates Japan Airlines (JAL)
Japan Airlines (JAL) Jet2.com
Southwest Airlines Air New Zealand
Azul EVA Air
Air New Zealand Virgin Atlantic Airways
Jet2.com Qatar Airways
ANA (All Nippon Airways) Emirates

Hoje a Azul é a 3ª maior companhia do país. Oferece viagem para mais de 100 destinos por todo o Brasil além de voos internacionais para Nova Iorque, Flórida, Montevidéu e Lisboa.

A companhia detém uma frota de 134 aeronaves, mais de 10.000 tripulantes e 104 destinos. Antes da pandemia, de acordo com dados da empresa, a Azul fazia 860 voos diários e detinha de 30% do total de decolagens do país.

Após a chegada do coronavírus no país e com a implementação de medidas restritivas, em abril, a empresa chegou a perder 90% do tráfego em relação ao mesmo período de 2019. Operou uma malha com 70 voos diretos por dia para 25 cidades. Depois de registrar queda, em maio a demanda de voos da empresa cresceu 51,6% em relação abril. Em junho, aumentou 43,6% em relação a maio.

Em 2019, período quando a Azul foi avaliada para receber a premiação, a empresa fechou o ano com 1 prejuízo de R$ 2,40 bilhões, ante uma perda de R$ 635,7 milhões no ano anterior. O resultado ajustado foi 1 lucro de R$ 823,7 milhões para 2019, ante 1 prejuízo de R$ 409,5 milhões em 2018.

No ano, a Azul também registrou 1 aumento de 26,3% na receita líquida, de R$ 11,44 bilhões. O lucro operacional cresceu 43,1%, de R$ 2,03 bilhões. O resultado financeiro líquido foi 1 ganho de R$ 690,6 milhões, ante uma perda de R$ 226,7 milhões em 2018.

Em 2019, a demanda de passageiros da companhia aérea aumentou 24%, com ampliação da malha aérea. A receita unitária cresceu 3,4%, e a oferta de assentos, 22%.

Fonte:Poder 360