Homem é preso por suspeita de matar ex-mulher em BH; vítima morreu nos braços do filho.

Um homem suspeito de matar a ex-mulher, após 17 anos de um relacionamento conturbado, foi preso na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Os detalhes da investigação do feminicídio foram divulgados pela Polícia Civil nesta segunda-feira (16).

“É um caso que mais uma vez demonstra essa prevalência de uma cultura machista na nossa sociedade, culminando na morte de mais uma mulher”, disse a delegada Letícia Gamboge.

 

Amigo de mulher assassinada a tiros é socorrido para o Hospital João XXIII

Anadate Ribeiro de Souza, de 40 anos, foi morta tiros no bairro Bonsucesso, na Região do Barreiro, no dia 24 de abril. Segundo as investigações, ela foi surpreendida e baleada pelo suspeito, de 45 anos, quando chegava em casa. De acordo com a delegada Ingrid Estevam, a vítima morreu nos braços de seus filhos.

No momento do crime, Anadete estava acompanhada de um amigo, que também foi atingido pelos disparos. Ele foi socorrido com vida e levado para o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII (veja vídeo acima). Segundo a polícia, o estado dele é estável.

Histórico de agressões

 

“A vítima sofreu durante 17 anos violência doméstica. E durante todo esse tempo tentou se desvencilhar desse relacionamento abusivo, inclusive pedindo medidas protetivas. Em certa ocasião, ela foi agredida com uma pedrada na cabeça, uma pedra de mármore acertou a cabeça dela”, disse Ingrid.

 

Depois dessa tentativa de feminicídio, a vítima conseguiu uma medida protetiva e chegou a se separar do suspeito. Houve uma tentativa de reconciliação e, em seguida, novas agressões, sendo a última em dezembro no ano passado, quando novamente buscou proteção.

Polícia detalhou investigações sobre feminicídio no bairro Bonsucesso, no Barreiro, em BH — Foto: Raquel Freitas/g1

A polícia suspeita que o crime tenha sido premeditado, já que a arma do crime foi comprada pelo suspeito durante o carnaval em São Paulo.

Prisão

 

Após o assassinato, o homem fugiu em uma moto e foi detido na última sexta-feira (13). De acordo com a polícia, ele estava escondido na zona rural de Jaboticatubas, na casa de uma amiga, que alegou não saber que ele era procurado.

Ao perceber a chegada de investigadores, o suspeito tentou fugir. “Foi a população local ali que ajudou a equipe de investigadores a localizar de fato o autor”, afirmou a delegada.

Ele foi encontrado com cerca de R$ 8 mil. A polícia acredita que o dinheiro seria usado para garantir a continuidade da fuga.

A vítima deixou quatro filhos, sendo três fruto do relacionamento com o suspeito. De acordo com a delegada, ao ser preso, o suspeito não demonstrou arrependimento.

“Esse feminicida deixou aí três crianças à mercê. O trauma emocional que vai causar na vida dessas crianças, essas vítimas indiretas que vão conviver com isso para o resto da vida é muito grande. E ele, como sendo o pai, deveria pensar no mínimo nos filhos”, disse.

G1 MG