O novo presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que vai representar o poder legislativo nos próximos dois anos, será eleito nesta quarta-feira (1°). O deputado Tadeu Martins Leite (MDB), conhecido como Tadeuzinho, é o único candidato ao cargo.
Nascido em Montes Claros, no Norte de Minas, Tadeu é filho do ex-prefeito da cidade Luiz Tadeu Leite. Foi eleito deputado pela primeira vez em 2010, aos 24 anos, e desde 2019 é o 1º secretário da Assembleia. Em 2022, aos 36 anos, foi reeleito para o quarto mandato, com 96.862 votos.
Tadeu também foi secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana, entre 2015 e 2016, no governo Pimentel (PT).
-
O parlamentar tem perfil conciliador e é conhecido pela capacidade de diálogo. Ele conquistou o apoio de partidos de espectros opostos: PT, a maior bancada da ALMG, com 12 deputados, e PL, a segunda maior, com nove.
-
A chapa de Tadeu para a mesa diretora, que será registrada nesta quarta-feira, deve ter a deputada Leninha (PT) como vice-presidente e Antônio Carlos Arantes (PL) como 1º secretário.
“Tadeu é um jovem aberto ao diálogo, à construção de pontes, à conservação política. Eu creio que ele, como um nome único para disputar a presidência, revela a capacidade de aglutinar forças diversas (…) Ele pode representar aquilo que a gente acredita que seja a prática da melhor política, com respeito às diferenças, com olhar atento e ouvido aberto para pavimentar uma relação entre o executivo e o legislativo da melhor forma”, afirmou a deputada Leninha (PT).
A eleição será realizada na primeira reunião de Plenário do ano, após a posse dos deputados eleitos. O candidato à presidência precisa obter o voto da maioria dos membros da Assembleia.
G1 MG