Aposentados e pensionistas da Prefeitura de BH, do estado e do INSS têm que fazer prova de vida.

91

Aposentados e pensionistas da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), do estado de Minas Gerais ou do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm que fazer a prova de vida para dar continuidade ao pagamento do benefício. O processo estava suspenso por causa da pandemia, mas o recadastramento agora é obrigatório.

Prefeitura de Belo Horizonte

 

Aposentados e pensionistas que recebem salário pela PBH e fazem aniversário em janeiro deverão comparecer presencialmente a qualquer agência ou posto de atendimento do Banco Bradesco para realizar a prova de vida, que será realizada durante todo o ano e cada grupo deve se dirigir ao banco no mês em que faz aniversário.

Como fazer

 

Terminal de autoatendimento

insira o cartão do Banco Bradesco, selecione a opção “Mais serviços”, novamente a opção “Mais serviços”, depois selecione a opção 2 – “Prova de vida empresas e órgãos” e, em seguida, opção 5 – “Efetuar a prova de vida”. Após esse processo, faça a leitura da biometria. Com a identificação, constarão na tela os dados do beneficiário para confirmação. Confira se as informações estão corretas e pressione “Entra”, mantendo sua mão na leitora. Aparecerá na tela a mensagem “Operação realizada”. Para finalizar, retire o comprovante impresso.

Biometria não cadastrada

Caso o beneficiário não tenha a biometria cadastrada ou não consiga realizar a prova de vida pelo equipamento de autoatendimento por qualquer motivo, ele deverá apresentar os documentos originais de identidade (ou outro comprovante com foto) e CPF ao atendente do Bradesco.

O comprovante, impresso no equipamento, é a garantia que o recadastramento foi efetivado. O aposentado ou pensionista que não efetuar a prova de vida até o último dia do mês de seu aniversário terá o pagamento do seu benefício suspenso até que regularize sua situação. Neste caso, o pagamento será retomado no mês seguinte após a realização da prova de vida, respeitando a data de processamento da folha de pagamento.

Nas situações relacionadas abaixo, a prova de vida poderá ser realizada fora dos equipamentos de autoatendimento ou das agências do Bradesco.

  • Se for pensionista menor de 18 anos de idade;

  • Caso o beneficiário esteja impedido de se locomover por questões médicas;

  • Quando não possuir cadastro biométrico por qualquer motivo;

  • Quando sua biometria não puder ser lida por qualquer motivo;

  • Para o beneficiário que tenha sido declarado absolutamente incapaz em processo judicial;

  • Quando o beneficiário residir ou estiver em viagem ao exterior.

 

Servidores do estado

 

O governo de Minas Gerais retomou a obrigatoriedade do recadastramento anual de servidores inativos, em afastamento preliminar à aposentadoria e pensionistas especiais. O recadastramento é obrigatório e precisa ser realizado anualmente no mês de aniversário do beneficiário para que ele continue recebendo os proventos enquanto existir o direito. Somente os aniversariantes do mês de janeiro deverão providenciar o recadastramento a partir de 3/1. Os demais beneficiários poderão aguardar o período oportuno de acordo com o mês de aniversário.

Como fazer

As informações detalhadas sobre local de atendimento e documentação que deve ser apresentada pelo beneficiário estão disponíveis no Portal do Servidor, neste link.

Além do acesso ao Portal do Servidor, os beneficiários/solicitantes que necessitarem obter informações adicionais sobre o recadastramento poderão entrar em contato por meio do RH Responde, neste link.

INSS

 

Os aposentados e pensionistas do INSS também precisam realizar a prova de vida para manter o pagamento do benefício. Os pagamentos das aposentadorias e das pensões começarão a ser suspensos em fevereiro. Uma portaria publicada no último dia 28, no Diário Oficial da União (DOU), estendeu os prazos para realização da prova de vida, além de trazer o calendário que define as datas para os beneficiários que não realizaram o procedimento desde o ano de 2020. Calendário de prova de vida de 2022.

Como fazer

A prova de vida do INSS deve ser feita no banco responsável pelo pagamento do benefício. O procedimento pode ser feito nos caixas eletrônicos com uso da biometria ou presencialmente, nas agências bancárias. Algumas instituições financeiras oferecem o serviço no internet banking ou no aplicativo.

Os segurados com biometria facial cadastrada no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) ou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) podem fazer a prova de vida de forma eletrônica, no aplicativo Meu INSS.

Idosos a partir de 80 anos ou pessoas com dificuldade de locomoção podem pedir visita em domicílio. Nesse caso, é necessário agendar um horário pelo telefone 135 ou do app Meu INSS.

G1 MG