Cratera de aproximadamente 20 metros se abre em avenida da região Leste de BH.

290

Uma cratera de aproximadamente 20 metros se abriu na avenida Belém, pouco antes do encontro com a rua Leopoldo Gomes, no bairro Pompeia, na região Leste de Belo Horizonte, durante a chuva da última terça-feira (19). Comerciantes da área afirmam que o problema provoca prejuízo financeiro.

Cratera de aproximadamente 20 metros se abre em avenida da região Leste de BH | O TEMPO

Em conversa com a reportagem, o borracheiro Romeu Augusto da Silva, de 65 anos, diz ter sofrido um impacto negativo muito grande em seu trabalho devido ao buraco que se abriu e cobra um posicionamento da Copasa.

“Eu sem trabalhar não sobrevivo. Só tenho esse meio de sobrevivência. A gente ganha pouco. A gente não tem grande renda. Eu tiro uma média de R$ 200 por dia, sendo que o prejuízo chegue a R$ 1 mil neste período. Esse é um problema velho. Isso é coisa antiga. Na rua Leopoldo Gomes, houve o entupimento da rede. Foram dias para fazer a obra e aqui na avenida (Belém) ficou sem fazer nada.”, alegou.

O fotógrafo José Domingues, de 62 anos, também trabalha na avenida Belém e se mostra apreensivo com a situação.

“Já estamos tendo impacto financeiro por causa dessa cratera. Além disso, temos um pouco de medo de que ela aumente porque tem previsão de mais chuva e ela pode abrir ainda mais”, afirma.

Responsabilidade 

Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Belo Horizonte informou que a Sudecap não atua no local e que a obra é inteiramente de responsabilidade da Copasa, que já foi notificada.

Por meio de nota, a Copasa declarou que técnicos da empresa estiveram no local e iniciaram na manhã de quarta-feira (20) os trabalhos para a substituição da rede coletora de esgoto que se rompeu na esquina da avenida Belém com a rua Bragança.

Ainda conforme a explicou a Copasa, o rompimento e a abertura da cratera foram causados pelas fortes chuvas que atingiram a cidade na segunda (18) e na terça (19) , e afetaram um trecho de aproximadamente 50 metros da rede.

Para resolver o problema, será necessário a substituição de todo o trecho por uma nova rede em PVC. A previsão da empresa é que os trabalhos no local sejam concluídos até a tarde de sexta (22). Contudo, ainda conforme previsão da empresa, os trabalhos para a recomposição asfáltica só devem ter início na próxima semana ou assim que as chuvas derem uma trégua.

Trânsito

Em virtude da cratera que engoliu parte da avenida Belém, o trânsito no quarteirão, entre as ruas Leopoldo Gomes e Carmo da Mata, foi interditado. Dessa forma, apenas pedestres conseguem passar pela via.

Os veículos que transitam pela região encontram as vias do entorno sinalizadas com cavaletes e faixas, que indicam a interdição. O desvio é feito pela volta no quarteirão pelas ruas Córrego da Mata e Leopoldo Gomes.

A BHTrans informou que as linhas do transporte coletivo seguem o desvio, mas nenhum ponto de embarque e desembarque foi impactado no trecho interditado.

JORNAL O TEMPO