Metrô de BH: Edital de privatização da CBTU deve sair em 30 dias e leilão é previsto para até o fim deste ano; entenda.

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) informou por meio de nota que, após a aprovação desestatização do metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte pelo Tribunal de Contas da União (TCU), em sessão realizada nesta quarta-feira (24), a previsão é de que o edital seja publicado em 30 dias.

“Cabe lembrar que o secretário Fernando Marcato esteve em Brasília no último dia 18, onde se reuniu com o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, e com o Ministro do TCU, Antônio Anastasia para tratar pessoalmente do tema”, destacou a Seinfra.

Os ministros do TCU fizeram algumas determinações e recomendações de aperfeiçoamento ao edital ao governo e ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Dentre as determinações, estão a obrigatoriedade de:

  • ajustar a precificação dos investimentos obrigatórios; e

  • revisar os estudos jurídicos da desestatização.

Relator do processo, o ministro Vital do Rêgo afirmou no voto que os investimentos obrigatórios foram subestimados em R$ 140 milhões.

“Nesse sentido, em razão do resultado dos procedimentos fiscalizatórios efetuados, estou trazendo um conjunto de determinações no sentido de o BNDES proceder ao ajuste da precificação dos investimentos obrigatórios”, defendeu Rêgo. O voto do ministro foi acompanhado por unanimidade pelo plenário.

As determinações precisam ser cumpridas antes da publicação do edital. “Por fim, registro que o TCU continuará acompanhando a presente desestatização, em especial para se certificar que as determinações de ajustes ora promovidas serão cumpridas pelo poder concedente”, informou Rêgo.

O governo ainda não informou se as determinações propostas alteram o cronograma inicialmente previsto para a desestatização.

A previsão inicial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), vinculado ao Ministério da Economia, é a de publicar o edital ainda em setembro e fazer o leilão até o fim do ano.

O Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais (Sindimetro-MG) se manifestou contrário à decisão, alegando ser um ataque ao direito à mobilidade e aos trabalhadores.

Projeto

 

projeto prevê a modernização e a ampliação da linha 1 até a estação Novo Eldorado, em Contagem, na Grande BH, agregando ao trajeto atual cerca de um quilômetro de extensão.

As intervenções programadas envolvem reforma de estações e compra de novos trens equipados com ar-condicionado.

O projeto prevê também a conclusão da construção da linha 2, que terá aproximadamente 10 quilômetros de extensão e sete estações, conectadas à Linha 1 na estação Nova Suíça.

Serão destinados R$ 3,2 bilhões para o metrô, sendo R$ 2,8 bilhões do governo federal e cerca de R$ 428 milhões do estado, provenientes do acordo assinado com a Vale para a reparação de danos causados pelo rompimento da barragem em Brumadinho.

Modelo de privatização

 

Após estudos contratados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o governo decidiu separar a Companhia Brasileira de Trens Urbanos por estados para fazer a privatização.

Assim, foram iniciados os estudos para a desestatização da CBTU-MG conjuntamente à outorga [direito de exploração] da concessão do serviço”, explica o PPI.

Passará para as mãos da iniciativa privada a prestação dos serviços de trens na região de Belo Horizonte. Segundo o PPI, o novo operador vai assinar um contrato de 30 anos para prestação do serviço e, em troca, terá de ampliar a Linha 1 e concluir a construção da Linha 2.

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