MG envia 14 bombeiros para ajudar em resgate em Petrópolis.

Um dia depois de informar que havia oferecido ajuda para os trabalhos de resgate em Petrópolis e ela não tinha sido demandada pelo governo do Rio de Janeiro, o Corpo de Bombeiros disse, no fim da manhã desta sexta-feira (18), que enviará uma equipe para lá ainda nesta tarde.

 

Serão 14 militares, especialistas em salvamento e soterramentos, enchentes e inundações, busca e resgate em estruturas colapsadas e buscas com cães. Eles vão ajudar nos trabalhos de busca e de resgate, em conjunto com a equipe fluminense.

Bombeiros de Minas vão ajudar em resgates em Petrópolis (RJ), após tragédia que matou mais de 120 pessoas. — Foto: Elton Lopes / TV Globo
Bombeiros de Minas vão ajudar em resgates em Petrópolis (RJ), após tragédia que matou mais de 120 pessoas.

A equipe também vai levar dois cães especializados em busca em estruturas colapsadas, quatro viaturas, e os seguintes equipamentos: 1 detector de vida, 1 detector de vida sísmico, 1 bote, 1 barco, 2 geradores, luzes de cena, materiais de escoramento/rompimento, salvamento em enchentes/veicular/terrestre/altura, entre outros.

Até as 12h, já havia 122 mortos e 116 desaparecidos na tragédia.

Trabalhos em Minas

 

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais atuou após o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, na Região Central do estado, em 2015.

Em 2019, depois do rompimento da barragem em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a corporação iniciou um trabalho de buscas incessantes pelas vítimas.

Atualmente, os militares ainda procuram por seis desaparecidos na tragédia da Vale.

Corpo foi encontrado em Brumadinho quase 9 meses após rompimento de barragem da Vale — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação
Corpo foi encontrado em Brumadinho quase 9 meses após rompimento de barragem da Vale

Desde o início do ano, devido às chuvas constantes que atingem Minas, os militares têm atuado nas ocorrências em todo o estado.

 

Corpo de Bombeiros realizam resgate de moradores em Nova Lima, cidade de Minas Gerais atingida pelas chuvas. — Foto: Divulgação/Bombeiros MG
Corpo de Bombeiros realizam resgate de moradores em Nova Lima, cidade de Minas Gerais atingida pelas chuvas.

Ajuda na Bahia

 

Em dezembro do ano passado, militares de Minas Gerais foram enviados à Bahia devido às fortes chuvas que atingiram o estado.

 

Equipe foi enviada à Bahia no ano passado — Foto: Corpo de Bombeiros de Minas Gerais / Divulgação
            Equipe foi enviada à Bahia no ano passado

À época, 16 bombeiros, uma aeronave Arcanjo do Batalhão de Operações Aéreas (BOA), três veículos de salvamento do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (Bemad) foram encaminhados.

Equipamentos para ajudar com buscas e salvamentos também foram levados.

G1 MG