MP faz operação de combate a desvios em caixas escolares de Santa Luzia, na Grande BH.

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Polícia Militar (PM) cumpriram sete mandados de busca e apreensão em Santa Luzia e Belo Horizonte, na manhã desta sexta-feira (20).

De acordo com o MPMG, operação teve como objetivo combater crimes de peculatocorrupção passivafalsidade ideológica e associação criminosa em desvios de dinheiro de caixas escolares municipais naquela cidade da Grande BH.

Ministério Público faz operação contra o desvio de verba escolar em Santa Luzia

As investigações do MP apontaram esquema criminoso feito por servidores públicos da Secretaria Municipal de Educação e empresários que desviava verba que deveria ser investida na manutenção e conservação das instituições de ensino.

O órgão informou que o grupo falsificava notas fiscais e documentos públicos, e adquiria produtos e serviços com dinheiro público.

Ainda segundo as investigações, os suspeitos conseguiram significativa quantidade de materiais de construção, e serviços de instalação e manutenção de ar-condicionado em escola que tem somente ventiladores.

Viatura da Polícia Militar chega à Prefeitura de Santa Luzia — Foto: Ernane Fiuza/TV Globo

Afastamentos

 

A Justiça da cidade ainda determinou que os investigados sejam afastados das atividades da Secretaria Municipal de Educação de Santa Luzia. O MPMG não informou quantos suspeitos são.

Celulares, computadores, documentos e aproximadamente R$ 300 mil foram apreendidos.

Prefeitura de Santa Luzia informou à reportagem que, por ora, não iria se manifestar sobre o caso.

Materiais apreendidos durante operação do MPMG — Foto: MPMG/Divulgação

G1 MG