Mucuri-BA – Prefeito Robertinho toca novas obras de drenagem pluvial com canalização de valas e córregos em Mucuri

259

A Prefeitura Municipal de Mucuri mantém o seu ritmo acelerado com inúmeras frentes de trabalho com obras de limpeza de valas e córregos para o escoamento de água e antecipando várias ações para abertura de novas ruas e avenidas dos bairros da zona oeste da cidade de Mucuri.

Os bairros Califórnia, Palmeiras e Beira Rio estão também recebendo obras de requalificação urbana nas suas vias públicas, onde a Prefeitura de Mucuri, por meio da Secretaria Municipal de Obras está realizando limpeza de valas e canais visando facilitar o escoamento das águas pluviais, com obras de implantação de manilhamento e promovendo a abertura de novas ruas.

O secretário Municipal de Obras de Mucuri, o engenheiro civil Victor Augusto Souza Santos, disse que as intervenções seguem um cronograma determinado pelo prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho” (DEM) e que além dos serviços que estão sendo executados em Mucuri e Itabatã com a limpeza de valas e córregos, abertura de ruas e reparos nas vias públicas, houve ainda nos últimos tempos, o rompimento do manilhamento em diversos pontos do perímetro urbano de Mucuri, inclusive no centro da cidade, que tiveram de ser reparados com urgência para que transtornos piores não pudessem causar num futuro breve.

O diretor municipal de obras na cidade de Mucuri, Vomberto Alves de Souza, explica que os bairros da zona oeste da cidade, são todos baixos e por esta razão as ruas estão sendo elevadas e a abertura de valas ajudarão a dar sustentação aos terrenos habitados, razão pela qual, as redes de manilhas estão sendo instaladas de forma que o sistema de drenagem tenha muito espaço para escoamento e colocação de tubos em locais estratégicos específicos para aumentar ao máximo a vazão das águas.

Os serviços no Palmeiras, por exemplo, irão beneficiar as principais vias de acesso do bairro e as demais ruas adjacentes. Onde está tendo suas ruas requalificadas e novas vias estão sendo reabertas com estrutura de aterramento e nivelamento. O mesmo trabalho que está sendo executado no bairro Palmeiras, foi concluído recentemente no bairro 1º de Maio.

Nesse conjunto de bairros, sua população vinha convivendo com a sujeira tomada pelo matagal e doenças causadas pela falta de infraestrutura, especialmente com a lama por causa da umidade do solo da região e em épocas chuvosas era um caos, ninguém saia de casa e quando conseguia sair, teria que ser de bota.

Atualmente máquinas e homens estão trabalhando a todo vapor para proporcionar a população uma melhor trafegabilidade, além das vias públicas que estão sendo abertas na altura dos bairros Califórnia e Palmeiras, margeando a rodovia BA-698 na chegada à cidade de Mucuri.