Prefeitura de Belo Horizonte convoca aposentados para prova de vida.

Aposentados e pensionistas que fazem aniversário em agosto e recebem salários pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) devem fazer a prova de vida a partir desta segunda-feira (1º).

Eles devem comparecer presencialmente a qualquer agência ou posto de atendimento do Bradesco (agência em que os servidores recebem) e, em um terminal de autoatendimento, fazer o procedimento e imprimir o comprovante.

Caso o aposentado ou pensionista não tenha a biometria cadastrada ou não consiga realizar a prova de vida pelo equipamento de autoatendimento por qualquer motivo, deve apresentar os documentos originais de identidade (ou outro comprovante com foto) e CPF ao atendente do Bradesco.

O ideal é que os beneficiários se dirijam a uma unidade bancária entre os dias 11 e 25 de agosto – período em que a circulação de pessoas nesses espaços é menor.

Pagamentos suspensos

 

A Prefeitura alerta que, dos 1.565 aniversariantes de julho, 793 ainda não compareceram a uma agência do Bradesco para realizar o procedimento. Nesses casos, a PBH informa que o crédito do benefício ficará suspenso até que o interessado regularize a situação.

O pagamento salarial será retomado no mês seguinte após a realização, respeitando a data de processamento da folha de pagamento.

Exceções

 

Nas situações relacionadas abaixo, a prova de vida pode ser feita fora do autoatendimento ou do Bradesco:

  • Se for pensionista menor de 18 anos de idade;

  • Caso esteja impedido de se locomover por questões médicas;

  • Quando não possuir cadastro biométrico por qualquer motivo;

  • Quando a biometria não puder ser lida por qualquer motivo;

  • Para o beneficiário que tenha sido declarado absolutamente incapaz em processo judicial;

  • Quando o beneficiário morar ou estiver em viagem ao exterior.

G1 MG