Seis vereadores de Belo Horizonte são eleitos deputados; saiba quem vai assumir os mandatos

Seis vereadores de Belo Horizonte deixam a Câmara Municipal para ocupar cadeiras na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e na Câmara dos Deputados a partir de 2023. No total, 24 parlamentares da capital tinham se candidato para outros cargos.

Bella Gonçalves (PSOL), Bim da Ambulância (Avante) e Macaé Evaristo (PT) foram eleitos deputados estaduais neste domingo (2).

Duda Salabert (PDT), Nikolas Ferreira (PL) e a presidente da Câmara Municipal, Nely Aquino (Podemos), foram eleitos deputados federais. Nikolas foi o deputado federal mais votado do Brasil e da história de Minas Gerais, com 1.492.047 votos.

No lugar dos vereadores, vão assumir os suplentes dos partidos pelos quais eles se elegeram para o legislativo municipal em 2020.

Veja os suplentes que se tornarão vereadores a partir de 2023:

  • Cida Falabella (PSOL) – no lugar de Bella Gonçalves

  • Maninho Félix (PSD) – no lugar de Bim da Ambulância

  • Dr Bruno Pedralva (PT) – no lugar de Macaé Evaristo

  • Wagner do Sinjus (PDT) – no lugar de Duda Salabert

  • Uner Augusto (PRTB) – no lugar de Nikolas Ferreira

  • Loíde Gonçalves (Podemos) – no lugar de Nely Aquino

Os suplentes serão chamados quando os eleitos forem diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), o que ocorre a partir de fevereiro do ano que vem.

Antes disso, em 12 de dezembro deste ano, ocorre a próxima eleição da mesa diretora da Câmara Municipal, que vai eleger a nova presidência da Casa.

G1 MG