Servidores da prefeitura de Ribas do Rio Pardo (MS) estiveram reunidos com servidores da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro) e da Secretaria de Assistência Social (SAS) de Campo Grande para tratar da implantação do Programa Alimenta Brasil (PAB).
O programa nacional de aquisição de alimentos tem como finalidade ampliar o acesso à alimentação e incentivar a produção de agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, povos indígenas e demais populações tradicionais. Em Campo Grande, são 109 produtores familiares que neste ano receberão até R$ 12 mil pela produção entregue. Os alimentos irão contemplar 21 mil famílias que vivem em situação de insegurança alimentar, atendidas pela rede socioassistencial do Município.
De acordo com a assessoria, a servidora Jaqueline Pereira de Arimura, secretária de Assistência Social de Ribas do Rio Pardo voltou animada para o município.
“Nós estivemos o dia todo focados para entender melhor como funciona o PAB, porque este programa ainda não é operacionalizado em Ribas do Rio Pardo. Nós fomos primeiro na Sidagro, onde tivemos ali muitas trocas de conhecimento, aprendemos sobre a produção da agricultura familiar, como é feita toda a documentação e depois na Secretaria de Assistência entendemos como funciona a entrega destes alimentos pelos pequenos produtores até chegar às famílias vulneráveis. Pudemos ter a dimensão de como ele funciona e entender como poderemos implementar lá em Ribas do Rio Pardo”, disse.
Para o secretário Adelaido Vila, o PAB desempenha um papel fundamental no sentido de criar um elo entre o desenvolvimento econômico e a assistência social. “Conseguimos fazer com que o pequeno produtor tenha condições de criar, com a nossa supervisão, um produto de qualidade, que permite que ele possa comercializar direto com o governo federal, entregando os produtos no município. Já a SAS recebe e atesta a qualidade desse produto e distribui para as pessoas que realmente precisam. Nosso aprendizado principal aqui em Campo Grande é a união das duas pastas para o bom resultado desse programa”, enfatizou.
Em 10 dias, a Prefeitura de Campo Grande já distribuiu cerca de 22 toneladas de alimentos, atendendo cerca de 62 unidades e conveniadas. As verduras, legumes, frutas e hortaliças são entregues nas unidades e repassadas para a comunidade uma vez por semana. O programa está disponível para toda população, basta que o responsável familiar esteja com o Número de Identificação Social (NIS) atualizado e morar na região do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).
“É de muita relevância para nós transmitir nossa experiência de trabalho para outras equipes, isso significa que estamos no caminho certo e nosso objetivo está sendo alcançado. Campo Grande é modelo para cidades do interior, o PAB tem como foco promover o acesso à alimentação para as famílias que vivem em insegurança alimentar, e por isso estamos prontos para receber profissionais de cidades vizinhas e compartilhar nosso aprendizado”, disse José Mário, secretário de Assistência Social.
NOTICIAS DO CERRADO