A Delegacia Espacializada de Atendimento à Mulher (Deam) realiza nesta quarta-feira (8) a Operação Bellatrix, voltada para o cumprimento de mandos em aberto contra autores de violência doméstica, em Campo Grande. Veja vídeo acima.
Com mais de 20 policiais na rua, a Delegada Titular da Deam, Elaine Benicasa, ressalta o compromisso da Polícia Civil na elucidação e prisão desses autores.
Foragidos já foram recapturados pelas equipes nesta quarta-feira. — Foto: Divulgação
Durante o ano passado, Mato Grosso do Sul registrou 19.666 casos de violência doméstica, esse ano já ultrapassa 3.500; além disso, em 2022 foram 43 feminicídios.
Equipes da Deam nas ruas da capital nas primeiras horas do dia. — Foto: Divulgação
Bellatrix, que dá o nome a ação, é a terceira estrela mais brilhante da constelação de Orion e a 27ª mais brilhante do céu noturno. No latim, significa guerreira.
Presos
Dos 26 mandados de prisão preventiva, 14 homens suspeitos de violência doméstica foram presos nesta manhã.
“Os suspeitos são autores de violência doméstica, e o principal crime apontado é o descumprimento de medida protetiva. Todos são mandados de prisões preventivas, possuem registro na delegacia e boletins de ocorrência em aberto, e todos serão ouvidos nos cartórios da Deam; e encaminhados ao presídio”, detalha Elaine Benicasa, delegada titular da Deam.
Na ação, apenas uma mulher foi presa em flagrante por tráfico de drogas, pois o namorado era alvo da operação.
Cinco homens sendo encaminhados para a Deam, em Campo Grande.
G1 MS