Três Estados |

Alckmin e Zema exportam primeiro lote de lítio de Minas para a China

Vice-presidente e governador de Minas Gerais estiveram juntos no Espírito Santo para embarcar 15 mil toneladas para a China

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), acompanhou nesta quinta-feira (27/7), ao lado do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), a primeira exportação de lítio, produzido no Vale do Jequitinhonha, em Minas, para a China. O transporte do mineral foi realizado no Porto de Vitória, no Espírito Santo.

“Dia histórico. Porque um dos caminhos para trocar o carbono é o lítio. O que está no smartphone, geradores eólicos, automóveis, veículos elétricos. E Minas Gerais, com sua mineração, trouxe essa boa notícia”, declarou Alckmin.

O mineral é extraído pela Sigma Lithium, entre as cidades de Itinga e Araçuaí, na Região do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Também estiveram presentes na cerimônia o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, e a CEO da mineradora, Ana Cabral Gardner.

“Esta data é um marco para Minas Gerais, para o Vale do Jequitinhonha e para o Brasil. A partir de hoje, o Brasil se transforma em um país exportador de lítio, que é o metal da transição energética”, disse Zema.

De acordo com o governo estadual, estão sendo exportadas 15 mil toneladas de lítio pré-químico premium e outras 15 mil toneladas de rejeitos ultrafinos sem produtos químicos, empilhados a seco. A estimativa da Sigma Lithium é de exportar 130 mil toneladas até o final do ano.

FONTE: ESTADOS DE MINAS

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
X