Dados são da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) e referentes ao período entre janeiro e setembro.
O Espírito Santo registrou este ano 13.993 registros de violência doméstica nas delegacias especializadas de atendimento à mulher. Em todo o ano passado foram 14.407 registros.
Os dados são da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp).
Jovem grávida foi agredida pelo companheiro em julho, em Cariacica
A média é de 51 denúncias por dia e a região com maior número de casos é a Metropolitana da Grande Vitória, com 4.628 registros.
De acordo com a Sesp, 71,5% dos registros aconteceram em residências, o que significa que 10.004 denúncias foram referentes a agressões que aconteceram dentro da casa das vítimas.
O município com maior número de casos no estado é a Serra, com 1.181 registros.
Para Renata Bravo, advogada e integrante do Coletivo Juntas e Seguras, com a pandemia e a possibilidade de registros dos boletins de ocorrência pela internet, as mulheres se sentem menos constrangidas em poderem registrar ameaças e agressões sem se expor. O coletivo oferece apoio e orientação a vítimas de violência.
“Os agressores estão muito próximos. Infelizmente nem dentro de casa, nem com companheiro, marido, pai, irmão essas mulheres – e muitas meninas – estão seguras. É preciso ter uma grande rede de apoio para que essa mulher dentro de casa possa buscar ajuda”, disse.
Delegacias da mulher registraram quase 14 mil casos de agressão este ano
A delegada Claudia Dematté, chefe da Divisão de Defesa da Mulher da Polícia Civil, disse que os números são altos, mas poderiam ser ainda maiores.
“Com a Lei Maria da Penha esses números crescem cada dia mais. As mulheres passaram a ter coragem de buscar as delegacias e denunciar, entretanto, até hoje mulheres sofrem caladas por causa do medo, dependência econômica, a vergonha. Aqui no estado, o número de registros teve uma queda e agora já voltou a média de ocorrências registradas. Denunciem. Quem ama não xinga, não subjuga, não ameaça e não mata. Violência jamais será demonstração de amor e isso é crime”, destacou.
Número de casos por região
-
Metropolitana: 4.628
-
Sul: 3.324
-
Norte: 2.624
-
Noroeste: 2.241
-
Serrana: 1.176
Cidades com maior número de denúncias
-
Serra: 1.181
-
Vila Velha: 1.123
-
Cariacica: 1.039
-
Cachoeiro de Itapemirim: 975
-
Vitória: 707
G1 ES