Agora, o Rio está com a média móvel de 7.695 novos casos por dia, uma variação de + 1633%.
O estado do Rio de Janeiro registrou mais 12.837 novos casos conhecidos de Covid nesta quinta-feira (13). O número é considerado um recorde desde o início da pandemia – já houve dias com mais registros, mas foram atribuídos anteriormente ao represamento de dados.
Só de manhã tinham sido registrados quase mais 12 mil casos. Há três dias consecutivos, a capital bate recorde de casos.
Agora, o Rio está com a média móvel de 7.695 novos casos por dia, uma variação de + 1633%.
Também foram registradas 12 óbitos, o que deixa a média móvel de mortes em -31% em relação a registrada há 2 semanas.
Alta de 800% nas internações.
Tantos casos de Covid elevaram também o número de internações na cidade. Em apenas uma semana, o número saltou de 34 para 303 leitos ocupados e na fila de regulação, um aumento de 800%.
O Hospital Municipal Ronaldo Gazolla – que já foi referência para o tratamento da doença – voltou a receber pacientes. A expectativa é de que no começo da noite desta quinta-feira (13) chegue a 100 pessoas internadas.
“Há cerca de 5 dias, a gente está recebendo apenas pacientes acometidos pela Covid. Dos pacientes internados hoje, eu tenho 44 pacientes que estão em unidades de terapia intensiva. Em torno de 60% dos pacientes estão em unidade de terapia intensiva. Fica bem claro que o paciente que chega em condições mais graves ou o paciente que agrava mais é aquele que não se vacinou ou aquele que teve o seu esquema vacinal de forma incompleta”, explica diretor do Ronaldo Gazolla, Roberto Rangel.
Número de crianças internadas também aumentou.
A quantidade de crianças hospitalizadas também chama atenção: 13 no total. Três delas estão na faixa etária que poderão se vacinar a partir de segunda-feira (17). Das cinco que têm menos de um ano, uma está na UTI.
O primeiro lote da vacina da Pfizer pediátrica chegou ao Brasil na madrugada desta quinta-feira (13). A Secretaria Estadual de Saúde prevê o recebimento de 93,5 mil doses nesta sexta-feira (14).
Vacinação infantil começa na segunda
O primeiro lote da vacina da Pfizer pediátrica chegou ao Brasil na madrugada desta quinta-feira (13) . No Rio, a Secretaria Estadual de Saúde prevê o recebimento de 93,5 mil doses na sexta-feira (14), e o início da vacinação de crianças na segunda-feira(17).
“Até o final de sábado todos os municípios estejam abastecidos, quantidade pequena – 90 mil doses – mas já vai ser suficiente para que a vacinação comece já a partir de segunda-feira (17). Um apelo que faço neste momento, é uma vacina extremamente segura, eficaz e importantíssimo que os pais levem as crianças”, disse o secretário Alexandre Chieppe.
O estado tem mais de um 1,5 milhão de meninos e meninas entre 5 e 11 anos.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, desde o início da pandemia, 23 crianças nesta faixa-etária perderam a vida para Covid, e 250 precisaram ser internadas.
Vacinação na capital começa com meninas de 11 anos.
A capital concentra 560 mil crianças nessa idade, e a vacinação no município do Rio, para o público infantil começa na segunda-feira (17), com as meninas de 11 anos, e segue com três dias para cada idade até o dia 9 de fevereiro.
A partir desta quinta-feira (13) a Prefeitura do Rio passa a exigir também a dose de reforço no passaporte de vacina para as pessoas de 50 anos.