Bolsonaro é o primeiro entrevistado pelo Censo 2022.

62

O presidente Jair Bolsonaro foi entrevistado, nesta segunda-feira (1), pelo Censo 2022. Ele foi o primeiro brasileiro a responder às perguntas, como é tradição o processo iniciar com o presidente da República.

Na manhã desta segunda, ele recebeu, no Palácio da Alvorada, o presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Eduardo Luiz Gonçalves Rios Neto. Em vídeo publicado por um ex-assessor de Bolsonaro, Rio Neto chama o presidente de “o cidadão número 1 do país”.

Os recenseadores começam, a partir de hoje, a visitar as residências dos brasileiros. A previsão é que eles visitem 75 milhões de domicílios até o início de novembro, nos 5.570 municípios do país. Eles devem entrevistar pelo menos um morador de cada domicílio.

Bolsonaro é o primeiro entrevistado pelo Censo 2022 | O TEMPO

O Censo é realizado a cada 10 anos, mas a edição atual foi adiada por dois anos consecutivos. Ela deveria ter acontecido em 2020, mas foi prorrogada devido à pandemia da covid-19. Já em 2021, o governo fez novo adiamento, alegando falta de orçamento. Serão gastos R$ 2,3 bilhões no Censo 2022.

Em uma entrevista que deve durar cerca de cinco minutos, os recenseadores perguntam dados como idade, sexo, raça, renda e religião, entre outros.

O Censo é considerado essencial para auxiliar o governo a desenhar políticas públicas e direcionar investimentos públicos e privados. Os primeiros resultados da pesquisa devem ser divulgados a partir do fim do ano.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

JORNAL O TEMPO