Campo Grande desobrigou a população do uso de máscaras ao “ar livre”, mas manteve a exigência em locais fechados. O decreto, com a nova determinação, foi publicado nesta sexta-feira (11), no Diário Oficial do município.
Na quinta-feira (10), o governo do estado já havia retirado a obrigatoriedade em ambientes fechados e desde o fim do ano passado não havia mais, por parte do Executivo Estadual, a exigência em relação aos locais abertos.
A prefeitura de Campo Grande apontou ainda na quinta que manteria o uso obrigatório da máscara tanto para locais fechados quanto abertos e que um decreto com regras de transição até a liberação seria publicado na próxima semana, o que acabou sendo antecipado para esta sexta.
Para embasar a decisão da retirada da obrigatoriedade nos ambientes ao “ar livre” a prefeitura apontou que se baseou na redução na taxa de positividade nos testes para detecção da doença em 42,9%, entre janeiro e março, e ainda em 73,1% da população ter completado o esquema primário de vacinação, com duas doses.
A medida entrou em vigor já nesta sexta-feira. O decreto estipula, entretanto, que a liberação poderá ser revogada a qualquer momento, de acordo com a situação epidemiológica do município.
G1 MATO GROSSO DO SUL