Campo Grande tem cinco ecopontos para o recebimento de recicláveis, como metais, plástico, vidro, papel e papelão, além de resíduos gerados em construções, demolições e pequenas reformas, volumosos (mobílias, sucatas, sofás, geladeiras, guarda-roupas, madeiras) e resíduos provenientes de poda de árvores.
O acesso aos ecopontos é gratuito e a entrega é voluntária. O limite de descarte diário é de um metro cúbico por usuário. O horário de funcionamento é de segunda a sábado das 8h às 18h. O descarte é feito em contêineres específicos e sinalizados para cada tipo de material.
Confira a relação dos ecopontos de Campo Grande:
-
Ecoponto Panamá: localizado na Rua Sagarana com a Avenida José Barbosa Hugo Rodrigues, no Bairro Panamá.
-
Ecoponto Noroeste: localizado na Rua Piraputanga esquina com Guarulhos, no Bairro Noroeste.
-
Ecoponto Nova Lima: localizado na Rua Pacajús n. 194, no Bairro Nova Lima.
-
Ecoponto União: localizado na Avenida Roseira, esquina com a Rua Carmem Bazzano Pedra, no Bairro União.
-
Ecoponto Moreninha: localizado na Rua Copaíba entre as ruas Antônio Davi Macedo e Amado Nogueira Moraes, no Bairro Moreninhas.
Descarte irregular
Quem flagrar um descarte irregular poderá acionar a Guarda Civil Metropolitana (GCM) por meio do telefone 153 para que o autor do descarte seja autuado em flagrante pelas forças de segurança. Já nos casos em que se configura a má conservação dos terrenos baldios onde foram descartados indevidamente os entulhos/resíduos as denúncias podem ser direcionadas à Semadur através da Central 156.
Penalidade
O cidadão que for flagrado realizando o descarte irregular de resíduos pelas forças de segurança pública responderá por crime ambiental e caso flagrado por um auditor fiscal da Semadur será Autuado, via processo administrativo, de acordo com o Código de Polícia Administrativa, Lei 2909/92, do município de Campo Grande. A multa neste caso varia entre R$ 2.727,50 e R$ 10.910,00.
G1 MS