Três Estados |

Com greve de servidores do INSS, fila de espera por análise de aposentadorias pode aumentar

Servidores reivindicam mesa de negociação com Ministério da Gestão e reposição de 33% até 2026.

Atendimento no INSSAtendimento no INSS — Foto: Governo federal

Com a greve dos servidores do INSS prestes a completar uma semana e atingindo unidades de pelo menos 20 estados, o tempo médio para concessão de benefícios deverá aumentar. Segundo o Portal da Transparência Previdenciária, em junho 80% dos pedidos eram analisados em até 90 dias, ainda que esse prazo possa ser maior. No mês passado, a fila do Instituto tinha UM MILHÃO E 300 MIL solicitações em análise.

O movimento grevista impacta a concessão de benefícios como aposentadorias, pensões e Benefício de Prestação Continuada, de recursos e revisões, além dos atendimentos presenciais, com exceção das perícias médicas – os médicos peritos não aderiram à greve. O pente-fino em auxílios que estejam sendo pagos de forma duplicada ou a pessoas que não precisam mais, e com o qual o governo esperar deixar de desembolsar R$ 9 bilhões e contribuir com o cumprimento da meta fiscal para 2025, também é afetado, de acordo com a diretora da Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores do INSS, Viviane Peres.

“Certamente haverá impacto. O nosso interesse é voltar ao trabalho o mais rápido possível. A greve é um instrumento de defesa do trabalhador, mas também da Previdência Social pública”, disse.

Na próxima quarta-feira, a categoria tem reunião com o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto. A reivindicação dos grevistas é por reajuste salarial de 33% até 2026, melhores condições de trabalho e valorização dos técnicos do seguro social, com exigência de curso superior para ingresso na carreira.

Até o momento, ocorreram quatro reuniões entre o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos representantes sindicais, mas os servidores exigem uma mesa específica de negociação. No encontro da última terça-feira, o governo afirma ter apresentado proposta com ganho acumulado de 28,7% em quatro anos. A Federação que representa os trabalhadores considera a proposta insuficiente.

Fonte: CBN

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
X