Uma área de vegetação às margens da BR-376, no município de Ivinhema, deverá ser totalmente removida, para processo de recuperação e descontaminação, após um caminhão transportador derramar 25 mil litros de etanol no local nessa quarta-feira (4).
De acordo com registro policial, a contaminação ocorreu após um acidente com o tanque bitrem da carreta que carregava 59 mil litros de etanol. O combustível escorreu pela vegetação à margem da rodovia contaminando o solo.
Conforme o tenente-coronel da Polícia Militar Ambiental (PMA), Ednilson Queiroz, uma empresa avaliará as proporções da contaminação do solo, no entanto, ele revelou que com a chuva o impacto deve ser maior.
“Parte da vegetação será removida e a empresa terá que recuperar toda a área. Com a chuva, o espalhamento é ainda maior. Tudo depende do tamanho da área e isso quem vai apresentar é a empresa que vai realizar a recuperação”, disse.
Agentes da Polícia Militar Ambiental (PMA) de Batayporã que atenderam o caso, registraram o crime pelo auto de infração e dano causado, e a empresa responsável foi multada em R$ 25 mil.
Além de ser notificada a realizar a remoção do material contaminante e a recuperação da área degradada, apresentando os resultados aos policiais.
A PMA encaminhará documentos ao Ministério Público, após vistoria, para constatação da recuperação.
Os responsáveis também poderão responder por crime culposo de poluição. A pena é de seis meses a um ano de detenção.
G1 MS