O Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), faz nesta segunda-feira (18), em nove cidades de Mato Grosso do Sul, operação para desarticular esquema de crimes ordenados por uma facção.
São alvos do Ministério Público Estadual (MPE), presidiários e pessoas em liberdade, que sob ordens de detentos, estariam cometendo diversos crimes.
O objetivo da operação Sintonia é cumprir 67 mandados de prisão e 35 de busca e apreensão, em Campo Grande, Dourados, Amambai, Bela Vista, Corguinho, Maracajú, Naviraí, Nova Andradina e Rochedo.
Crimes
Segundo o Gaeco, por telefone, presidiários mandavam faccionados em liberdade cometer crimes, em prol da facção. Na lista destes crimes, tráfico de drogas, associação para o tráfico, porte ilegal de arma de fogo, roubo, sequestros e homicídios.
Muitos destes crimes estão relacionados à estrutura financeira e orgânica da facção. Ou seja, eram cometidos para angariar fundos ilícitos ou para punir integrantes que não seguiam as diretrizes da organização criminosa, como deixar de quitar débitos com o tráfico e arrecadação das “rifas” (espécie de loteria do crime).
G1 MATO GROSSO DO SUL