Os vereadores de Ribas do Rio Pardo escolhem na noite desta segunda-feira (05/12), a partir das 19h, o novo presidente da Casa para os próximos dois anos, últimos da atual legislatura. A sessão de eleição da nova Mesa Diretora, foi convocada pelo presidente Tiago do Zico (PSDB).
Além do presidente, serão eleitos juntos, os novos vice-presidente, primeiro e segundo-secretários. A eleição se dá por escolha de chapa completa.
Por telefone, o vereador Luiz do Sindicato (MDB), que está cumprindo o terceiro mandato, confirmou ao Notícias do Cerrado, que já fez o anúncio de sua candidatura à Câmara de Vereadores, tendo declaro na sessão ordinária da última terça-feira (29/11). Na ocasião, o vereador, inclusive, já protocolou a chapa com Cascãozinho (PSC) de postulante a vice e Rose Pereira (Psol) e Paulo da Pax (MDB) a Primeira e Segunda-Secretaria, respectivamente. Luiz do Sindicato ainda anunciou ter o apoio de Policial Christoffer (PSC) e Tania Ferreira (Solidariedade), que constam como membros da “Chapa Coragem e União”. As candidaturas, no entanto, são oficializadas, apenas, ao início da sessão de eleição.
O vereador Nego da Borracharia (PSD) tentou viabilizar uma chapa para concorrer a presidência, mas não foi possível. Ele deve apoiar a chapa oponente a encabeçada pelo vereador Luiz do Sindicato.
A chapa concorrente deve ficar então, encabeçada pela vereadora, professora Edervânia Malta (DEM). “Ainda não registrei a minha ainda. Amanhã vou estar reunindo com as pessoas que vão compor a minha chapa. Sou candidata sim”, disse a vereadora na noite de domingo (04/12).
A votação é restrita aos 11 vereadores. Em caso de empate (pode acontecer de algum parlamentar se ausentar ou se abster), o candidato à Presidência mais idoso assume a chefia da Câmara e elege sua chapa.
Ordem de votação
Os votos são públicos, abertos e manifestados por ordem alfabética dos nomes oficiais dos vereadores (e não dos eventuais apelidos parlamentares). Assim, anunciarão suas escolhas na seguinte ordem:
Nego da Borracharia (PSD), Anderson Arry (PSDB), Policial Christoffer (PSC), Edervânia Malta (MDB), Pastor Isac (PTB), Luiz do Sindicato (MDB), Paulo da Pax (MDB), Rose Pereira (Psol), Cascãozinho (PSC), Tania Ferreira (Solidariedade) e Tiago do Zico (PSDB).
Posse
Os eleitos são automaticamente empossados a partir de 1º de janeiro. Até lá, mesmo após a eleição, Tiago do Zico segue no comando do Legislativo, que ainda tem duas sessões ordinárias pela frente, nos próximos dias 6 e 13, ambas restritas à votação do Projeto da Lei Orçamentária Anual de 2023.
NOTICIAS DO CERRADO