LUTA DO PREFEITO IRAN CORDEIRO RESULTA NA INCLUSÃO DO MUNICÍPIO DE SERRA DOS AIMORÉS NO ZONEMANETO CLIMÁTICO – PRÓ CANA DE AÇUCAR DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA.

106

LUTA DO PREFEITO IRAN CORDEIRO RESULTA NA INCLUSÃO DO MUNICÍPIO DE SERRA DOS AIMORÉS NO ZONEMANETO CLIMÁTICO – PRÓ CANA DE AÇUCAR DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA.

Graças aos esforços do Prefeito Municipal IRAN CORDEIRO junto a diversas Secretarias do Ministério da Agricultura bem como a atuação do Deputado Federal Fábio Ramalho, que representa Serra dos Aimorés com alto compromisso, o município acaba de sair vitorioso com a tão desejada inclusão na área de Zoneamento Agrícola de Risco Climático da Cultura da Cana-de-açucar de sequeiro.

Em ofício do Ministério da Agricultura de Nº14/2022/CGRA/DEGER/SPA/MAPA, datado do último dia 28, o Ministério informou ao Prefeito IRAN CORDEIRO que a demanda apresentada por ele,“foi avaliada pelas equipes técnicas da Embrapa e do Mapa, que concluíram que o município pode ser indicado no Zarc. A retificação que incluiu o município foi publicada no Diário Oficial da União – Seção l, de 1º de Agosto de 2022, página 51”.

Agora com a inclusão do Município de Serra dos Aimorés/MG no Zoneamento Agrícola de Risco Climático da Cultura da Cana-de-açucar de sequeiro significa que produtores com propriedades no município poderão obter financiamento para o plantio de cana nos diversos programas do Governo Federal, especialmente os oriundos do PLANO SAFRA.
Comentando esta conquista, o Prefeito do Município de Serra dos Aimorés, cidade situada no Vale do Mucuri, região nordeste de Minas Gerais, “informou que essa situação era um paradoxo, pois existe no Município uma usina de álcool – DASA – em operação desde 1983, e no ano de 2009 foi instituído no Brasil o programa ZONEAMENTO DE RISCO CLIMÁTICO DA CULTURA DA CANA DE AÇUCAR, quando foram selecionados centenas de municípios do Brasil, inclusive diversos da nossa região, com exceção de Serra dos Aimorés, que agora graças a Portaria Ministerial/MAPA – Secretaria de Política Agrícola nosso município, pela 1ª vez foi incluído nesta Normativa do Ministério da Agricultura, possibilitando aos plantadores de cana de açúcar captar recursos para plantio via financiamento. Com esta conquista, os nossos produtores poderão ter acesso às linhas de financiamento agrícola para plantio de cana de açúcar”., afirmou o Prefeito Iran Cordeiro.