Mariana: Manifestação de atingidos por tragédia paralisa operação de linha de trem Vitória-Minas.

Uma manifestação de atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, tragédia que matou 19 pessoas e provocou a contaminação do Rio Doce em 2015, provocou a suspensão da operação da linha Vitória-Minas, da Vale. O trem de passageiros não vai funcionar nesta sexta-feira (22).

O protesto começou nesta quinta-feira (21) e já tinha provocado alterações nas viagens. Elas operavam apenas entre Timóteo (MG) e Cariacica (ES). Uma erosão já tinha causado a suspensão do trem no restante do trecho, que começa em Belo Horizonte. A linha tem 19 estações e liga Minas Gerais ao Espírito Santo.

Os atingidos pela tragédia de Mariana cobram celeridade no pagamento de indenizações pelo rompimento da barragem da Samarco, mineradora pertencente à Vale e à BHP Billiton.

De acordo com a Fundação Renova, criada pelas empresas para reparar os danos, disse que “não é possível haver qualquer tipo de negociação mediante ações que violem o direito de ir e vir de terceiros, trazendo riscos para as pessoas”.

Ainda segundo a entidade, quem deseja pleitear indenização tem duas opções: o sistema indenizatório simplificado e o sistema PIM/AFE, que funcionam por meio de plataformas online disponíveis no site da Fundação Renova.

“Cerca de R$ 20 bilhões foram desembolsados nas ações de reparação e compensação pela Fundação Renova até fevereiro de 2022. As indenizações e Auxílios Financeiros Emergenciais (AFEs) pagos a atingidos de Minas Gerais e do Espírito Santo chegaram a R$ 8,74 bilhões, para mais de 368 mil pessoas”, disse a entidade.

Os passageiros que não conseguirem embarcar podem remarcar o bilhete ou pedir o reembolso do valor investido na compra da passagem no prazo de até 30 dias. Informações podem ser solicitadas por meio Alô Ferrovia: 0800 285 7000.

Erosão

 

Uma erosão já tinha provocado a suspensão das viagens nesta quinta-feira (21), no trecho entre Antônio Dias e Barão de Cocais, na Região Central de Minas Gerais, nos dois sentidos.

Segundo a Vale, que é responsável pela linha, o buraco foi provocado pelas fortes chuvas que atingiram o local no início do ano.

O trecho entre Itabira e Nova Era também foi suspenso.

A Vale informou que manutenções estão sendo feitas para que “sejam restabelecidas aas condições adequadas para retomada da operação”.

G1 MG