A Prefeitura de Maricá mantém há oito anos uma coordenadoria destinada a atender representantes de diversas religiões que atuam no município. No Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, celebrado nesta sexta-feira (21/01), a responsável pela Coordenadoria de Assuntos Religiosos, Danieli Machado, considera a data um marco na luta pelo respeito às manifestações religiosas. Ela lembra que a data promove o diálogo inter-religioso, dando visibilidade à luta pelo respeito a todas as manifestações espirituais.
“Diversidade religiosa pressupõe a liberdade de professar a fé, independente da bandeira. Que nesse dia possamos incentivar um mundo mais tolerante, onde a minha fé não ofenda a fé do outro, onde haja o respeito cultivando a paz. Nosso trabalho é construir pontes, abrir o diálogo e promover a liberdade da fé”, disse a coordenadora, que conta com um grupo formado por membros de diferentes religiões para intermediar o diálogo dentro do órgão e também fora dele.
Desde a sua criação, a Coordenadoria de Assuntos Religiosos participa da organização do calendário de eventos para todos os tipos de religiões presentes no município. O apoio vai da lavagem das escadarias da Matriz de Nossa Senhora do Amparo, no Centro, à procissão pelo dia da padroeira da cidade (15 de agosto), passando pelo Dia do Evangélico (25 de maio) e das comemorações do Dia de São Jorge (23 de abril), que atende a católicos e membros de religiões de matriz africana.
Líderes religiosos contra a intolerância