Mesmo com material já comprado, uso de câmeras nas fardas da PM em MG não tem data definida de implementação

O governo de Minas Gerais já garantiu a compra de câmeras para as fardas dos policiais militares do estado. O governo disse que o início do uso dos dispositivos será neste segundo semestre, porém, ainda não há data definida.

A medida é uma das promessas de campanha do governador Romeu Zema (Novo), realizada em 2018. Na época, ele disse que o objetivo era melhorar o tratamento da polícia com a população e também garantir uma melhor qualidade na coleta das provas criminais.

Na primeira fase do projeto, ainda sem data, cerca de 4 mil policiais militares usarão as câmeras.

Nesta quinta-feira (7), uma pesquisa do Instituto Datafolha divulgou que 92% da população de Minas Gerais aprova a utilização de câmeras nos uniformes dos policiais do estado. Apenas 7% dos moradores mineiros são contra a iniciativa.

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) pretende avaliar o sistema de gravação mais adequado e qual a melhor relação custo/benefício para a implantação de seu projeto.

A PM informou que os testes englobam a capacidade de armazenamento, manutenção e durabilidade, com o intuito de verificar se os equipamentos seriam adequados à dinâmica que é exigida para o serviço policial militar mineiro.

Em Minas Gerais foram entrevistadas 1.204 pessoas com 16 anos ou mais, em 52 municípios, entre os dias 29 de junho e 1 de julho. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com os números MG-07688/2022 e BR-08684

G1 MG