Segundo o governador Renato Casagrande, o fato de a taxa de ocupação total dos leitos de UTI para a doença ter ultrapassado 50% fez com que mais cidades entrassem nessa classificação. Os outros 43 municípios seguem no risco baixo.
Mais 30 municípios capixabas entraram no risco moderado para o novo coronavírus, segundo o novo Mapa de Risco, divulgado pelo governo do Estado nesta sexta-feira (27). Essas cidades se juntam a Vitória, Cariacica, Viana, Ecoporanga e Barra de São Francisco, que já estavam no risco moderado e permanecerão nessa classificação na semana que vem, quando começa a vigorar o 33º Mapa de Risco. Os demais 43 municípios do estado permanecem no risco baixo para a doença.
A nova configuração da Matriz de Risco colocou todos os municípios da Grande Vitória no risco moderado: Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana, Fundão e Guarapari. Municípios importantes do interior do estado, como Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, Colatina, entre outros, também estão nessa classificação.
O anúncio do novo Mapa de Risco foi feito no início da noite desta sexta-feira, pelo governador Renato Casagrande, em um pronunciamento pela internet. De acordo com o governador, o fato de a taxa de ocupação total dos leitos de UTI para covid-19 — contando também os leitos em potencial, mas que estavam sendo usados para outros pacientes — ter ultrapassado 50% fez com que mais cidades entrassem no risco moderado.
“Sempre que a gente passa de 50% de ocupação a nossa Matriz de Risco muda. Ela tem uma vulnerabilidade, que é a ocupação de leitos. Até 50% de ocupação, é uma vulnerabilidade mais baixa. Estamos com mais de 51% dos leitos de UTI, então a Matriz de Risco mudou”, destacou Casagrande.
O governador ressaltou ainda que, caso a situação da covid-19 continue se agravando no Espírito Santo, é possível que alguns municípios entrem para o risco alto no próximo mapa. “Se nós não tomarmos os cuidados, o que é risco moderado pode virar risco alto e o mapa começar a ter também pontuação de vermelho. Aí as restrições começam a aumentar. Então, é preciso que todos nós possamos ajudar para que o amarelo volte para verde e não vá para o vermelho”.
O 33º Mapa de Risco entra em vigor a partir da próxima segunda-feira (30) e segue até o domingo seguinte (6). Com a mudança, os municípios que agora se encontram no risco moderado terão mais restrições no funcionamento de suas atividades econômicas e sociais.
As principais mudanças acontecem em bares e restaurantes dessas cidades, que passam a funcionar de segunda a sábado, até as 22h, e aos domingos até as 16 horas. “Em bares e restaurantes, geralmente o ambiente tem menos controle com relação ao uso de máscara, distanciamento”, frisou o governador.
Além disso, houve mudança nas regras para a realização de eventos corporativos. Agora, só serão permitidos, nas cidades de risco moderado, eventos empresariais de até 300 pessoas. Essa limitação também vale para os eventos sociais.