Octavio Boccalini assume a presidência do TRE-MG

O desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini assumiu, nessa quinta-feira (15), a presidência do Tribunal Regional Eleitoral de MG (TRE-MG). O mandato vai até junho de 2024.

A vice-presidência e a corregedoria ficará a cargo do desembargador Ramom Tácio de Oliveira. A nova gestão foi eleita em processo eleitoral em março deste ano.

A equipe do TRE ficará responsável por conduzir os preparativos para as Eleições Municipais de 2024. Boccalini também esteve envolvido nos trabalhos do TRE em 2022.

“A atualização da tecnologia informática sempre se desenvolve com uma rapidez impressionante. Então, temos setores do Tribunal trabalhando sempre nisso e procurando sempre se aperfeiçoar para combater as fake news”, afirmou Boccalini.

A cerimônia de posse aconteceu na noite dessa quinta com a presença de importantes personalidades da política mineira, como a ministra do STF e vice-presidente do TSE, Carmen Lúcia, o governador Romeu Zema (Novo), o presidente da Assembleia, Tadeu Martins Leite (MDB), o prefeito de BH, Fuad Noman (PSD), e o senador Carlos Viana (Podemos).

O novo magistrado substitui Maurício Soares, que teve mandato na presidência do tribunal entre junho de 2022 e junho de 2023.

Novo presidente do TRE-MG recebe os cumprimentos da vice-presidente do TSE, Carmen Lúcia. — Foto: João Guilherme Arenázio/TRE-MG

Novo presidente do TRE-MG recebe os cumprimentos da vice-presidente do TSE, Carmen Lúcia. — Foto: João Guilherme Arenázio/TRE-MG

Tadeu Martins Leite, Romeu Zema e Boccalini — Foto: João Guilherme Arenázio/TRE-MG

Tadeu Martins Leite, Romeu Zema e Boccalini — Foto: João Guilherme Arenázio/TRE-MG

Currículo

 

Graduado em Direito pela Universidade Católica de Direito de Santos (SP), Boccalini é juiz em Minas Gerais desde 1993. Desde 2014, foi promovido a desembargador do TJMG. Foi juiz eleitoral na capital entre 2007 e 2009, foi substituto na classe de juiz de direito do TRE-MG de 2009 a 2013, e, desde junho de 2020, é membro suplente na classe de desembargador.

O vice Ramom Tácio Oliveira é juiz de Direito desde 1990 e desembargador desde 2017. Integrou a Justiça Eleitoral entre 2016 e 2017.