Cerca de 3,7 mil estudantes da rede pública de ensino de Ribas do Rio Pardo (MS) foram beneficiados(as) em 2022 pelo Programa Suzano de Educação (PSE), iniciativa da Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, que investe na melhoria da qualidade do ensino, realizada em parceria com a Prefeitura de Ribas do Rio Pardo (MS). Ao longo do ano, o programa envolveu cerca de 300 profissionais da educação (entre professores, coordenadores e gestores) e contou com a adesão de todas as 10 escolas da rede municipal de ensino do município.
“Quando iniciamos a construção da nova fábrica da Suzano em Ribas do Rio Pardo, assumimos um compromisso de colaborar com o desenvolvimento sustentável local, o que passa diretamente pela educação, em linha com o nosso direcionador de que ‘só é bom para nós se for bom para o mundo’. Nós acreditamos que a promoção de um ensino de qualidade colabora com a redução de desigualdades sociais e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, auxiliando para que estas crianças e jovens estejam mais bem preparados para o futuro. Por isso, foi com muito orgulho que encerramos o ano de 2022 com a adesão de 100% das escolas públicas, índice que pretendemos manter em 2023”, destaca Israel Batista Gabriel, coordenador de Desenvolvimento Social da Suzano.
Dentre as ações realizadas pelo programa em 2022, estão: encontros formativos, palestras e cursos com a equipe da Secretaria Municipal de Educação, com a direção e a coordenação pedagógica das escolas, além de professores na modalidade EaD (Ensino a Distância). “Um ponto positivo do projeto em 2022 foi a realização da formação continuada com a equipe gestora, apoiando a Secretaria de Educação local na institucionalização de ações formativas para as lideranças e coordenação pedagógica das escolas”, completa Israel.
Ainda em 2022, foi consolidado o grupo de participação social com representantes dos setores de educação, saúde, assistência social, cultura, esporte e conselho tutelar. Esse grupo realizou um importante diagnóstico das condições sociais e, com isso, promoveu o 1° Fórum intersetorial para discutir as políticas de garantia de direitos de crianças e jovens de Ribas do Rio Pardo, aproximando o diálogo entre as instituições de ensino. No ano passado, o PSE apoiou a secretaria municipal de Educação na realização do planejamento estratégico em conjunto com os gestores escolares e a construção do TEAR (Territórios Educativos de Apoio de Ribas do Rio Pardo).
Em Mato Grosso do Sul, além de Ribas do Rio Pardo, a iniciativa contemplou, no ano passado, estudantes dos municípios de Água Clara, Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Três Lagoas, totalizando 57 unidades de ensino apoiadas e mais de 1,9 profissionais da educação engajados. Ao todo, foram 27.450 mil estudantes beneficiados no estado.