Vereador Claudiney Dulim deixa cargo para assumir Secretaria de Assuntos Institucionais de BH

O vereador Professor Claudiney Dulim (Avante) vai deixar a Câmara Municipal de Belo Horizonte para assumir a Secretaria Municipal de Assuntos Institucionais e Comunicação Social.

A nomeação de Claudiney foi publicada no Diário Oficial do Município na última quinta-feira (6). Ele vai substituir Luiz Henrique Michalick, que foi exonerado no mesmo dia.

Nesta segunda-feira (10), Claudiney Dulim comunicou à presidência da Câmara o afastamento do mandato parlamentar a partir de terça (11). Ele será substituído pelo suplente Roberto da Farmácia (Avante), que ainda será convocado.

Roberto da Farmácia será convocado para tomar posse como vereador de BH — Foto: Roberto da Farmácia/ Instagram/ Reprodução

Roberto da Farmácia será convocado para tomar posse como vereador de BH — Foto: Roberto da Farmácia/ Instagram/ Reprodução

Claudiney foi eleito com 4.879 votos e estava em seu primeiro mandato como vereador. Roberto da Farmácia é comerciante e tem 54 anos. Ele recebeu 4.465 votos nas eleições de 2020.

Uner Augusto continua no cargo

Após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reconhecer que o PRTB fraudou a cota de gênero durante as eleições de 2020 em Belo Horizonte e determinar a nulidade dos votos obtidos pelas chapas proporcionais, o vereador Uner Augusto continua no cargo.

Suplente de Nikolas Ferreira, ele é o único representante do PRTB na Câmara Municipal e, com a decisão do TSE, deve perder a vaga.

Vereador Uner Augusto (PRTB) — Foto: Barbara Crepaldi/ CMBH

Vereador Uner Augusto (PRTB) — Foto: Barbara Crepaldi/ CMBH

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) afirmou que a decisão do TSE foi comunicada à Câmara Municipal.

Já a Câmara disse que a Justiça Eleitoral marcou para o dia 18 de abril a audiência de retotalização, para o recálculo dos quocientes eleitoral e partidário. “Somente após a retotalização será possível à CMBH ter maiores informações”, disse a Casa.

Em nota, a assessoria do vereador Uner Augusto afirmou que está recorrendo da decisão em terceira instância.

“A esquerda está ansiosa por nossa saída, mas ainda estamos de pé e lutaremos até o fim para que BH siga tendo um parlamentar de direita, firme e defensor dos valores fundamentais: vida, família e liberdade”, declarou.

G1 MG