Governo de Minas recomenda fechamento do comércio de 57 cidades, Nanuque, Serra dos Aimorés e Teófilo Otoni estão na lista.

O aumento considerável de casos de Covid-19 em Minas fez com que o governo do Estado emitisse uma recomendação para que 57 cidades voltassem a seguir os protocolos da onda verde do programa Minas Consciente, que propõe a retomada gradual, progressiva e regionalizada da economia. Nesta etapa, apenas o funcionamento de atividades essenciais, como farmácias, padarias, supermercados e bancos é permitido.

Desde a semana passada, esses municípios, localizados na macrorregião de Saúde Nordeste (confira lista no fim da reportagem), integravam a onda branca do programa, quando permitiram a reabertura de estabelecimentos de baixo risco, como floriculturas e lojas de artigos esportivos e eletrônicos.

A nova orientação foi definida nessa quarta-feira (13) pelo Comitê Extraordinário Covid-19, criado pelo governo de Minas para avaliar o avanço da doença no Estado. Os técnicos observaram que as taxas de ocupação de leitos nessas cidades aumentaram e não permitem, neste momento, a abertura de mais estabelecimentos com segurança.

Os indicadores também demonstraram que a taxa de incidência da doença aumentou e exige cautela.

O programa Minas Consciente setoriza as atividades econômicas em quatro “ondas” – verde, serviços essenciais; branca, baixo risco; amarela, médio risco; e vermelha, alto risco – a serem liberadas para funcionamento de forma progressiva, conforme indicadores de capacidade assistencial e de propagação da doença.

A proposta da classificação é apenas uma orientação e cabe às prefeituras a adesão.

Minas tem 3.950 casos confirmados do novo coronavírus e 139 mortes pela doença, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES). O boletim epidemiológico desta quinta-feira (14) revelou ainda que 217 novos diagnósticos foram confirmados em apenas 24 horas.

Confira a lista das cidades:

– Águas Formosas
– Águas Vermelhas
– Almenara
– Angelândia
– Ataléia
– Bandeira
– Bertópolis
– Cachoeira de Pajeú
– Campanário
– Caraí
– Carlos Chagas
– Catuji
– Comercinho
– Crisólita
– Divisa Alegre
– Divisópolis
– Felisburgo
– Franciscópolis
– Frei Gaspar
– Fronteira dos Vales
– Itaipé
– Itambacuri
– Itaobim
– Itinga
– Jacinto
– Jequitinhonha
– Joaíma
– Jordânia
– Ladainha
– Machacalis
– Malacacheta
– Mata Verde
– Medina
– Monte Formoso
– Nanuque
– Nova Módica
– Novo Cruzeiro
– Novo Oriente de Minas
– Ouro Verde de Minas
– Padre Paraíso
– Palmópolis
– Pavão
– Pedra Azul
– Pescador
– Ponto dos Volantes
– Pote
– Rio do Prado
– Rubim
– Salto da Divisa
– Santa Helena de Minas
– Santa Maria do Salto
– Santo Antônio do Jacinto
– São José do Divino
– Serra dos Aimorés
– Setubinha
– Teófilo Otoni
– Umburatiba

Fonte :hojeemdia