Bolsonaro sobre semipresidencialismo: ‘tão idiota’ que não vale a pena discutir.

85

O presidente Jair Bolsonaro chamou de “idiota” e disse não valer a pena discutir o semipresidencialismo como forma de governo. O regime voltou à tona nos últimos dias, após ser defendido pelos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

“Tem certas coisas de é tão idiota que não dá nem para discutir. Eu não vou começar a bater boca com ninguém sobre esse assunto. É coisa idiota, idiota”, disse Bolsonaro no espaço chamado de “cercadinho”, na saída do Palácio da Alvorada, em Brasília. O presidente tem o costume de atender apoiadores na saída da residência oficial.

“Se você for levar ao pé da letra o semipresidencialismo ou outro regime parecido, eu teria poder para dissolver o Congresso. Então não vou discutir. A gente vai começar a discutir… Quem veio primeiro, o ovo ou a galinha? Não vai chegar a lugar nenhum”, comparou.

Para o presidente, as discussões sobre a forma de poder em que divide espaço com um primeiro-ministro escolhido pelo Congresso Nacional foram retomadas para “acobertar” outros assuntos, sem deixar claro a referência. “Por que lançam isso aí? Para acobertar outras coisas. O que muita gente está preocupada é que acabou a mamata”, frisou.

JORNAL O TEMPO