Operação da Polícia Federal combate fraudes em contas de 150 prefeituras e cumpre mandados em três estados e no DF.
A Polícia Federal cumpre, nesta quinta-feira (31), 17 mandados de busca e apreensão nos estados de Maranhão, Paraná, Goiás e no Distrito Federal durante a operação Compliance de combate a crimes de lavagem de dinheiro, associação criminosa e furto qualificado.
Segundo a PF, as investigações começaram com base em uma denúncia apresentada pela Caixa Econômica Federal sobre supostas fraudes em 150 contas de prefeituras de todo o país, entre elas no município de Porteirinha, no Norte de Minas Gerais. Os nomes das outras cidades não foram divulgados.
“ A PF identificou que, com as fraudes, os criminosos efetuaram diversas transferências bancárias para contas de laranjas, além de realizar pagamentos de boletos com o numerário desviado. Para dissimular a origem ilícita do dinheiro obtido, os investigados abriram várias contas de criptomoedas”, informou o órgão por meio de nota.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/J/S/MUNo4OTNmrZkl9oAETMw/pf8.jpg)
Documentos e cartões foram apreendidos pela PF
As transferências foram destinadas aos três estados e ao DF, onde foram cumpridos os mandados de busca e apreensão expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal da Subseção Judiciária de Minas Gerais. A PF informou que houve também 29 indiciamentos e 29 sequestros de bens. As investigações continuam.
G1 MG