Estado confirma mortes por Covid-19 em três cidades do Centro-Oeste de Minas; veja boletim deste sábado

O Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), divulgado neste sábado (11), apontou a confirmação de mortes pela Covid-19 em Martinho Campos, Lagoa da Prata e Itaúna.

 

Com a atualização, subiu para 43 o número de pessoas que morreram na região Centro-Oeste de Minas por causa da doença

 

O boletim desta sábado também registrou 130 novos casos da doença. Os registros foram em Formiga (34), Pompéu (25), Divinópolis (15), Pará de Minas (7), Carmópolis de Minas (6), Nova Serrana (6), Lagoa da Prata (6), Cláudio (5), Piumhi (4), Bom Despacho (3), Papagaios (3), Santo Antônio do Monte (3),Itaúna (2), Oliveira (2), São Gonçalo do Pará (2), São Sebastião do Oeste (2), Candeias (1), Dores do Indaiá (1), Estrela do Indaiá (1), Luz (1), Moema (1).

Mudança na metodologia

Nesta terça-feira (7), a SES-MG anunciou mudanças na metodologia de fornecimento de dados da Covid-19.

Na plataforma que foi alterada, os municípios, após realizarem uma investigação epidemiológica, podem retirar da lista de casos confirmados que apresente inconsistência de informações ou que após realização de segundo exame, de negativo para a doença .

“Lembramos que o tempo de entrada de informação nos sistemas oficiais tem um delay (demora) temporal compatível com o processo de vigilância epidemiológica, além de uma subnotificação dos casos por parte dos municípios nesses sistemas, dessa forma esse arquivo possui número de casos menor do que os dados do CSV Painel Covid-19”, explicou a pasta.

A Secretaria completou ainda que, além de fomentar que os municípios preencham os casos nos sistemas de informação oficiais, entende que esses sistemas têm mais detalhes dos casos de Covid-19 e são os instrumentos que orientam as ações de Vigilância e Controle da doença. Isso tornará o registro perene, sem que ocorra perda das informações após o período de enfrentamento da pandemia.

Divergência entre Estado e municípios

 

Diariamente, o Estado e muitos municípios divulgam informações dos casos relacionados ao novo coronavírus.

G1 lembra que a divergência de dados do boletim do Governo de Minas em relação aos dados das prefeituras ocorre por diversos fatores, entre eles a quantidade de dados recebidos pelo Governo do Estado. Além disso, a SES-MG destaca sempre, que os dados são parciais e que estão sujeitos a alterações.

Mortes

O Centro-Oeste de Minas tem 43 casos de paciente que morreram por Covid-19. Confira a tabela abaixo:

Mortes confirmadas por Covid-19

Cidades Número de mortes
Arcos 1
Bom Despacho 1
Capitólio 2
Carmo do Cajuru 3
Carmópolis de Minas 2
Dores do Indaiá 1
Divinópolis 12
Formiga 2
Igaratinga 1
Itaúna 1
Lagoa da Prata 3
Luz 1
Martinho Campos 2
Moema 1
Nova Serrana 4
Pompéu 1
Piumhi 4
São Gonçalo do Pará 1
Total 43