Aeroporto Internacional de BH deve receber 2 milhões de passageiros durante alta temporada

Cerca de 2 milhões de passageiros devem passar pelo Aeroporto Internacional de Belo Horizonte na alta temporada, informou nesta quarta-feira (28) a BH Airport, concessionária que administra o terminal.

A empresa considera alta temporada o período que vai do dia 1º de dezembro de 2022 a 31 de janeiro de 2023.

O número de passageiros esperados para o período é de 9,8% maior em comparação ao ano anterior. Na alta temporada 2021/2022, o aeroporto internacional recebeu cerca de 1,8 milhão de passageiros.

No mesmo período de 2020 para 2021, o fluxo foi de cerca de 1,3 milhão.

Fluxo de passageiros nos terminais do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte está em alta — Foto: BH Airport/Divulgação

Fluxo de passageiros nos terminais do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte está em alta — Foto: BH Airport/Divulgação

Segundo a BH Airport, a previsão é de que o mês de janeiro de 2023 atinja o mesmo índice de dezembro deste ano, movimentando um número aproximado de 1 milhão de passageiros. O crescimento é de 25% no comparativo com janeiro de 2022. Já em relação ao mesmo período pré-pandemia (janeiro de 2020), esse índice representa uma retomada de 94%.

Entre pousos e decolagens, a BH Airport prevê a operação de 8,7 mil aeronaves em janeiro. Na temporada pré e pós Réveillon, entre 28 de dezembro deste ano e 3 de janeiro de 2023, são esperados quase 200 mil passageiros circulando pelo terminal.

O dia de pico, projetado para 2 de janeiro, segunda-feira, deve movimentar 31.560 passageiros e 1.717 operações de aeronaves, entre pousos e decolagens.

A Gol programou 36 voos extras para o período que compreende o Réveillon: João Pessoa (PB), Natal (RN), Florianópolis (SC), Porto Seguro (BA), Maceió (AL) e Recife (PE).

Já a Azul ampliou as rotas para atender 96 destinos, incluindo Natal (RN), Recife (PE), Salvador (BA), Foz do Iguaçu (PR), Aracaju (SE), Cabo Frio (RJ), Ilhéus (BA), Maceió (AL), Porto Seguro (BA), Santos Dumont (RJ), Santarém (PA), Viracopos (SP), Navegantes (SC), Caldas Novas (GO) e Guarulhos (SP).

“Vamos fechar o ano saltando de 7 milhões de passageiros em 2021 para cerca de 10 milhões em 2022, ambicionando atingir a meta de movimentação de 11,3 milhões em 2023, alcançando patamares pré-pandemia”, avalia o diretor de Operações e Infraestrutura do BH Airport, Herlichy Bastos.

 

Recomendações

 

A recomendação é que os passageiros cheguem ao aeroporto com antecedência para evitar transtornos — Foto: BH Airport/Divulgação

Com o aumento do número de passageiros no período de férias, a recomendação é chegar ao aeroporto com antecedência para acelerar o processo de check-in e inspeção de segurança.

O aeroporto internacional recomenda que os passageiros tenham atenção redobrada aos horários dos voos e cheguem ao aeroporto com antecedência mínima de duas horas, para viagens domésticas, e três horas, para viagens internacionais, principalmente nesse período chuvoso, que torna o trânsito mais lento nas rodovias.

G1 MG