Cratera de aproximadamente 20 metros se abre em avenida da região Leste de BH.
Uma cratera de aproximadamente 20 metros se abriu na avenida Belém, pouco antes do encontro com a rua Leopoldo Gomes, no bairro Pompeia, na região Leste de Belo Horizonte, durante a chuva da última terça-feira (19). Comerciantes da área afirmam que o problema provoca prejuízo financeiro.
Em conversa com a reportagem, o borracheiro Romeu Augusto da Silva, de 65 anos, diz ter sofrido um impacto negativo muito grande em seu trabalho devido ao buraco que se abriu e cobra um posicionamento da Copasa.
“Eu sem trabalhar não sobrevivo. Só tenho esse meio de sobrevivência. A gente ganha pouco. A gente não tem grande renda. Eu tiro uma média de R$ 200 por dia, sendo que o prejuízo chegue a R$ 1 mil neste período. Esse é um problema velho. Isso é coisa antiga. Na rua Leopoldo Gomes, houve o entupimento da rede. Foram dias para fazer a obra e aqui na avenida (Belém) ficou sem fazer nada.”, alegou.
O fotógrafo José Domingues, de 62 anos, também trabalha na avenida Belém e se mostra apreensivo com a situação.
“Já estamos tendo impacto financeiro por causa dessa cratera. Além disso, temos um pouco de medo de que ela aumente porque tem previsão de mais chuva e ela pode abrir ainda mais”, afirma.
Responsabilidade
Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Belo Horizonte informou que a Sudecap não atua no local e que a obra é inteiramente de responsabilidade da Copasa, que já foi notificada.
Por meio de nota, a Copasa declarou que técnicos da empresa estiveram no local e iniciaram na manhã de quarta-feira (20) os trabalhos para a substituição da rede coletora de esgoto que se rompeu na esquina da avenida Belém com a rua Bragança.
Ainda conforme a explicou a Copasa, o rompimento e a abertura da cratera foram causados pelas fortes chuvas que atingiram a cidade na segunda (18) e na terça (19) , e afetaram um trecho de aproximadamente 50 metros da rede.
Para resolver o problema, será necessário a substituição de todo o trecho por uma nova rede em PVC. A previsão da empresa é que os trabalhos no local sejam concluídos até a tarde de sexta (22). Contudo, ainda conforme previsão da empresa, os trabalhos para a recomposição asfáltica só devem ter início na próxima semana ou assim que as chuvas derem uma trégua.
Trânsito
Em virtude da cratera que engoliu parte da avenida Belém, o trânsito no quarteirão, entre as ruas Leopoldo Gomes e Carmo da Mata, foi interditado. Dessa forma, apenas pedestres conseguem passar pela via.
Os veículos que transitam pela região encontram as vias do entorno sinalizadas com cavaletes e faixas, que indicam a interdição. O desvio é feito pela volta no quarteirão pelas ruas Córrego da Mata e Leopoldo Gomes.
A BHTrans informou que as linhas do transporte coletivo seguem o desvio, mas nenhum ponto de embarque e desembarque foi impactado no trecho interditado.
JORNAL O TEMPO