Nanuque- Mal foram eleitos, já tem conversa de vereador querendo cargo em troca do voto para presidente da Câmara Municipal

1.350

Ao contrário   que    muitos estão pensando, a escolha para Presidente da Câmara   ocorre entre os próprios  vereadores após tomarem posse no dia 1º de janeiro, ano seguinte ao ano da eleição.

Neste momento  ,  o assunto mais comentado é justamente quem será o  próximo presidente , que ficará no comando do poder legislativo no biênio 2021/2022.

No 1º biênio do  mandato de 2017/2020  a  presidente da Câmara foi a Vereadora Nininha Rozilene , que não teve dificuldade justamente porque  já estava no poder e  também vinha bem conceituada , ela fez anteriormente(2º biênio do mandato 2013/2016) uma excelente gestão, conduzi-la mais uma vez   foi fácil.

O segundo biênio que refere-se aos anos 2019/2020, que é o atual mandato do presidente da Câmara , a escolha ocorreu um pouco mais acirrada porque haviam 03 candidatos, porém, a disputa ficou apenas entre 2,  oposição e situação :  De um lado a vereadora Elienes,   apoiada  pela base do prefeito, do  outro lado, o grupo de oposição que foi liderado por Solon  ,  que acabou vencendo a disputa. Após eleito Solon  nomeou uma vaga para chefe de gabinete.

Inclusive, faço lembrar que não teve acordos na escolha, ou seja , não houve negociata, nem dinheiro ,nem cargos. As vagas do CAC que já estavam,  continuaram com as mesmas pessoas .

Em relação a eleição , praticamente quase todos os votos dos vereadores   já eram declarados e acabou  vencendo o candidato da oposição, Vereador Solon  Ferreira da Rocha.

A nova Câmara e a cobiça.

A cobiça está nos 02 cargos do CAC e no Cargo de chefe de gabinete, todos de escolha do presidente da Câmara .

Em relação ao cargo de chefe de Gabinete , cada presidente escolhe quem ele quiser, afinal,  ele precisará de uma pessoa de sua confiança  para auxiliá-lo na administração da Câmara, certamente, com a saída de Solon , o novo presidente deverá trazer alguém de sua confiança, o problema que já tem vereador de olho nesta vaga, assim nos revelou uma fonte. Eu voto em você  e o cargo de chefe de gabinete você deixa eu indicar, que  que isso percival ?

 

Time que está ganhando não se mexe .

Estes 02 cargos do CAC ,  como já disse,  são de escolha livres do Presidente eleito, ou seja, ele pode colocar quem ele quiser. Os atuais funcionários do CAC da Câmara são   pessoas   altamente qualificadas e que muito tem ajudado no atendimento da população   ,  justamente  por oferecem  muito além daquilo que a própria função tem exige.  Dra. Sônia e Fernandinho tiveram várias moções de aplausos por parte dos vereadores, devido ao bom serviço oferecido para à   população .

Como cidadão de  bem e participativo no dia a dia da cidade , e ainda como vereador , defendo a permanência da equipe do CAC,  a  qualidade do setor precisa melhorar ainda mais. Parabéns a Câmara de Vereadores de Nanuque   pela brilhante idéia da criação do CAC.  Parabéns também a dupla Dra Sônia e Fernandinho, vocês são excelentes.

Voto para Presidente está condicionado a indicação de uma vaga.

Corre pelos becos e bocas dos politiqueiros   ,  a conversa que já tem vereador de olho nestas vagas em troca do voto para Presidente . Certamente foi um espertinho que comentou com alguém seu desejo, daí alguém jogou no ventilador e agora virou notícia.

Esta prática já havia acabado desde a época do Ex presidente Rivaldo Monteiro.

Vamos torcer e acreditar que tudo isso não seja verdade  e que os novos escolhidos não venham com defeitos de fabricação, Câmara Municipal  e prefeitura de Nanuque  não podem desenterrar defuntos .

Fica o alerta para os novos vereadores eleitos, prefeito ,   vice-prefeito e cargos comissionados  : A população espera atitudes diferenciadas e tal prática seria reprovadas por todos.

 

Por Carlos Lucas

Assessor de  prefeitos    e vereadores

Pastor Evangélico da Igreja Assembleia de Deus

Diretor do portal ocapixabense

Diretor do Portal DiarioextremoSul

Colaborador do Jornal e portal  Tres Estados

E acaba de lançar o Canal de jornalismo, Brasil Conexão Noticias