Três Estados

O primeiro-ministro da Bulgária, Rosen Zhelyazkov, renunciou ao cargo

O primeiro-ministro da Bulgária, Rosen Zhelyazkov, renunciou ao cargo
Uma visão aérea feita por drone mostra manifestantes protestando fora do parlamento durante um comício anti-governo, em Sofia, Bulgária, 10 de dezembro de 2025. REUTERS/Spasiyana Sergieva/Foto de arquivo
O primeiro-ministro da Bulgária, Rosen Zhelyazkov, renunciou ao cargo na quinta-feira, 11 de dezembro de 2025, na sequência de semanas de protestos em massa.
Milhares de pessoas foram às ruas em protestos massivos, cobrando o fim da corrupção e mais transparência nas contas públicas.
Os protestos, que foram amplamente liderados pela Geração Z, criticavam o orçamento proposto para 2026, que previa aumentos de impostos e contribuições sociais, e a percebida corrupção governamental.
A queda do governo búlgaro tornou-se a primeira na Europa provocada diretamente por mobilizações desse movimento jovem. A renúncia ocorreu minutos antes de o Parlamento votar uma moção de censura.3
O presidente Rumen Radev iniciará agora conversações para a formação de um novo governo. Caso as tentativas falhem, o que é considerado provável, novas eleições serão convocadas.

A renúncia do governo da Bulgária nesta quinta-feira põe fim a uma coalizão cada vez mais impopular, mas é provável que dê início a um período de instabilidade política prolongada às vésperas da entrada da nação do Mar Negro na zona do euro.

O estado-membro da União Europeia e da Otan realizou sete eleições nacionais nos últimos quatro anos, já que governos consecutivos não conseguiram manter o controle de um Parlamento fragmentado.

Até mesmo o chefe de Estado da Bulgária, o presidente Rumen Radev, que tem um caráter predominantemente cerimonial, pediu a renúncia de Zhelyazkov.

A reação foi silenciosa nas ruas de Sófia após a renúncia, mas alguns estavam tranquilamente otimistas em um ponto: o governo havia ouvido os manifestantes.

‘Já estava na hora. Há muito tempo. Com certeza há pessoas inteligentes e sensatas (no Parlamento) que podem propor algo significativo e acabar com os abusos que temos visto’, disse o especialista em TI Hristiyan Marinov.

 

administrator
Carlos Lucas do Nascimento é Técníco em Jornalismo - bacharel em direito, formado pela UNEC(2019) , licenciado em Letras , Português , Inglês. Licenciado em Sociologia, Matemática, História, Ciências da Religião, Em conclusão ... Filosofia, Geografia ,História e Educação Especial. Formando em Pedagogia(Unica), Mestrando em Educação pela Funinber, Especialista em Coordenação, Supervisão e Direção Escolar, Especialização em Psicanalise Clínica e Neuropsicopedagogia . Fundador e Diretor Chefe do Jornal Três Estados, Jornal Diário Extremo Sul . Site ocapixabense.com.br . diarioextremosul.com.br e tresestados.com.br . Exerceu mandato de vereador em 2017 a 2020. Também é professor da Rede Pública Estadual de Minas Gerais

Related Articles