Vereadora Elienes quer criar Ensino de noções básicas da Lei Maria da Penha na rede municipal de Nanuque
Na semana em que comemora o dia das mulheres, a vereadora Elienes, única representante feminina na Casa Legislativa, a vereadora entrou com a indicação de noções básicas maria da penha.
Quem foi Maria da Penha ?
Maria da Penha Maia Fernandes (Fortaleza-CE, 1º de fevereiro de 1945) é farmacêutica bioquímica e se formou na Faculdade de Farmácia e Bioquímica da Universidade Federal do Ceará em 1966, concluindo o seu mestrado em Parasitologia em Análises Clínicas na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo .
O que aconteceu com Maria da Penha e quem era seu marido?
Em 1983, seu marido, o economista e professor universitário colombiano Marco Antonio Heredia Viveros, tentou matá-la duas vezes. Na primeira vez atirou simulando um assalto, na segunda tentou eletrocutá-la enquanto ela tomava banho. Por conta das agressões sofridas, Penha ficou paraplégica.
Por que a Lei Maria da Penha tem esse nome?
A Lei 11.340/06 é conhecida popularmente como Lei Maria da Penha como homenagem aMaria da Penha Fernandes, uma mulher que sobreviveu a suas tentativas de homicídio realizadas por seu ex-marido, chegando a ficar paraplégica por conta das agressões, e lutou fortemente pelos direitos das mulheres e a punição de seus agressores.
Elienes Tigre, a única representante feminina na Câmara de Nanuque .
Com o objetivo de contribuir para o conhecimento escolar, bem como impulsionar as reflexões sobre o combate à violência contra a mulher.
O Projeto prevê que nos estabelecimentos de ensino da rede pública municipal de Nanuque, torne-se obrigatório o ensino de noções básicas sobre a Lei Maria da Penha – Lei Federal nº 11.340/2006.
“A educação é um fator fundamental para a prevenção e erradicação da violência, por isso, acreditamos que a escola tem papel fundamental na desconstrução da violência contra a mulher”, avaliou Elienes.