Três Estados

Petroleiros iniciam greve por tempo indeterminado após rejeição de proposta

Petroleiros iniciam greve por tempo indeterminado após rejeição de proposta

Petroleiros iniciam greve por tempo indeterminado após rejeição de proposta

Trabalhadores da Petrobras iniciaram, nesta segunda-feira (15), uma greve por tempo indeterminado após semanas de assembleias e a rejeição da segunda contraproposta apresentada pela empresa para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

De acordo com a Federação Única dos Petroleiros (FUP), que representa sindicatos da categoria em todo o país, a proposta não avançou em três pontos considerados centrais nas negociações. Entre eles estão o fim dos Planos de Equacionamento de Déficit (PEDs) da Petros, que geram descontos adicionais na remuneração de trabalhadores da ativa, aposentados e pensionistas para cobrir déficits do fundo de previdência da estatal.

A entidade também cobra aprimoramentos no plano de cargos e salários, além de garantias contra mecanismos de ajuste fiscal. Outro ponto destacado é a defesa de um modelo de negócios voltado ao fortalecimento da Petrobras, com críticas ao avanço de parcerias e terceirizações que, segundo os sindicatos, precarizam as relações de trabalho e podem abrir caminho para privatizações.

Em nota, a Petrobras informou que foram registradas manifestações em unidades da companhia em razão do movimento grevista. A empresa afirmou que não houve impacto na produção de petróleo e derivados e que medidas de contingência foram adotadas para assegurar a continuidade das operações, garantindo o abastecimento ao mercado.

“A empresa respeita o direito de manifestação dos empregados e mantém um canal permanente de diálogo com as entidades sindicais, independentemente de agendas externas ou manifestações públicas”, informou a Petrobras.

A estatal acrescentou que segue empenhada em concluir a negociação do acordo coletivo na mesa de negociações com as entidades sindicais.

administrator
Carlos Lucas do Nascimento é Técníco em Jornalismo - bacharel em direito, formado pela UNEC(2019) , licenciado em Letras , Português , Inglês. Licenciado em Sociologia, Matemática, História, Ciências da Religião, Em conclusão ... Filosofia, Geografia ,História e Educação Especial. Formando em Pedagogia(Unica), Mestrando em Educação pela Funinber, Especialista em Coordenação, Supervisão e Direção Escolar, Especialização em Psicanalise Clínica e Neuropsicopedagogia . Fundador e Diretor Chefe do Jornal Três Estados, Jornal Diário Extremo Sul . Site ocapixabense.com.br . diarioextremosul.com.br e tresestados.com.br . Exerceu mandato de vereador em 2017 a 2020. Também é professor da Rede Pública Estadual de Minas Gerais

Related Articles