Exames positivos para Covid triplicam em Minas Gerais no mês de maio.

A positividade dos exames para diagnóstico da Covid-19 triplicou em Minas Gerais no mês de maio. Em abril, dos testes realizados na rede pública de todo o estado, apenas 4% deram positivo para a doença.

Já no mês passado, 12% dos exames apontaram que os pacientes estavam com Covid. Os dados foram obtidos pela CBN através da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Estas informações levam em conta apenas os testes do tipo RT-PCR na rede pública de saúde. Inclusive, o levantamento ainda mostra que houve crescimento de 74% na procura por esse tipo de exame no último mês.

Em abril, foram pouco mais de três mil testes realizados, ao passo que em maio, Minas Gerais aplicou 5.327.

Os dados de crescimento de aplicação de testes e da positividade chamam a atenção para um novo momento epidemiológico no país. Especialistas já apontam que é necessário, neste momento, a manutenção de cuidados contra a transmissão do coronavírus, para evitar uma nova onda de casos.

Em Belo Horizonte, segundo a prefeitura, a positividade saiu 3,9% para 12,9% entre abril e maio. No mesmo período, o número de testes rápidos mais que dobrou, chegando a 48.491 exames.

Apesar do crescimento de casos, por causa da vacinação, não houve uma maior demanda hospitalar e o número de mortes permanece em queda em Minas Gerais. Porém, especialistas dizem que é preciso frear a circulação do vírus.

“Milhares de clones são reproduzidos por dia numa mesma pessoa e várias mutações ocorrem, várias mudanças no material genético ocorrem. E aquela mudança que é favorável ao vírus, ou seja, ele fica mais infectante, ou consegue escapar da resposta imune, aquela variante fica preponderante”, disse o infectologista da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Unaí Tupinambás.

Na rede particular, também houve aumento na procura. A Rede Hermes Pardini, por exemplo, registrou crescimento de 216% para exames de RT-PCR em maio. A positividade saltou de 20% para 36% no período. Na Drogaria Araújo, a projeção é de que a procura tenha crescido 47% em maio.

Belo Horizonte possui, atualmente, cinco centros de testes rápidos, que são gratuitos e podem ser usados pela população. Basta fazer o agendamento aqui.

G1 MG