Minas Gerais recebe primeira remessa de vacinas contra mpox

Minas Gerais recebeu, nesta terça-feira (14), a primeira remessa de vacinas contra a mpox, doença antigamente chamada de “varíola dos macacos”.

O Ministério da Saúde enviou 1.101 doses ao estado, das quais 1.077 serão destinadas à vacinação pré-exposição e distribuídas entre os municípios. As outras 24 serão usadas na vacinação pós-exposição e disponibilizadas apenas em Belo Horizonte, única cidade com dez ou mais casos do vírus nas últimas 12 semanas.

O esquema de vacinação é de duas doses com 28 dias de intervalo entre elas. O imunizante é indicado para adultos com idade a partir de 18 anos considerados de alto risco para as formas graves da infecção.

Receberão as doses de vacinação pré-exposição:

  • Pessoas vivendo com HIV/ aids (PVHA): homens cisgêneros, travestis e mulheres transexuais, com idade igual ou superior a 18 anos e com status imunológico identificado pela contagem de linfócitos T CD4 inferior a 200 células nos últimos seis meses.

  • Profissionais que trabalham diretamente com Orthopoxvírus em laboratórios com nível de biossegurança 3 (NB-3), de 18 a 49 anos de idade.

Receberão as doses de vacinação pós-exposição:

  • Pessoas que tiveram contato direto com fluidos e secreções corporais de pessoas suspeitas, prováveis ou confirmadas para mpox, cuja exposição seja classificada como de alto ou médio risco, conforme recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

Em Minas Gerais, foram registrados 619 casos confirmados de mpox e três óbitos pela doença, segundo dados atualizados em 10 de março. O estado ainda tem 73 casos suspeitos.

G1 MG